Novembro Azul chegou para alertar você

ARTIGO DE OPINIÃO: Câncer de próstata, um assunto realmente muito sério e, mais sério ainda quando se trata de homens bobos. Olhe ao seu redor, se houver seis homens além de você no ambiente saiba que um dos sete será diagnosticado com câncer de próstata… Imagine em um grande show, quantos desenvolverão a neoplasia exclusiva de homens? Realmente muitos, depois do câncer de pele o câncer de próstata é o mais comum e, olha que o sol é para todos, hein… Sabe a sua sala de aula? Então, nela estudam 40 alunos homens? Pois saiba que um dos seus amigos certamente morrerá deste tipo de câncer.

Os dados são de fato intimidadores. A idade é preponderante para o desenvolvimento do câncer, cerca de 60% dos casos diagnosticas são em homens acima de 65 anos, mas a partir dos 40 anos já é importante se precaver, dizem os especialistas. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, em 2016 surgiram 61.200 novos casos deste tipo de câncer, o equivalente à população de uma cidade quase média, enquanto que houve 13.772 mortes por esta doença, o equivalente a uma cidade pequena inteira.

O que é a próstata? A próstata é uma pequena glândula exclusiva dos homens que se localiza logo abaixo da bexiga e responsável pela produção de parte do sêmen, líquido liberado durante o ato sexual. Fazendo um comparativo com o câncer de mama, que recebe atenção no mês de outubro, o número estimado de novos casos pelo INCA em 2016 foi de 57.960 casos em mulheres, ou seja, menos que os novos casos de câncer de próstatas constatadas no mesmo ano. Todavia, o número de mortes de mulheres por câncer de mama foi de 14.206, superando o de homens por câncer de próstata.

A neoplasia da próstata é um caso sério, mas segundo dados a maioria dos homens diagnosticados não morrem por causa da doença e, isto se dá certas vezes à lentidão do processo de crescimento do tumor na próstata, mas, isto não é motivo para relaxamento, toda e qualquer precaução é pouca frente a esta doença que causa tantas mortes.

Como tratar o câncer de próstata e como preveni-lo? O tratamento depende do estágio da doença, mas as principais opções de tratamento incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, vacinas, hormonoterapia, dentre outros, geralmente realizados separadamente. No que concerne aos meios de se prevenir este tipo de câncer, o renomado Hospital de Câncer de Barretos soltou alguns tópicos em seu site que respondem a esta questão: Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura; Consumir tomate; Pelo menos 30 minutos diários de atividade física; Manter o peso adequado à altura; Diminuir o consumo de álcool; Não fumar; Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina; Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Como se dá a realização do exame médico para detecção de câncer de próstata? Este é um verdadeiro tabu para os bobos e, aproveito para lembrá-lo que o exame pode ser feito em unidades básicas de saúde ou nas equipes de saúde da família. Pois bem, o procedimento realizado por um médico urologista se dá da seguinte maneira: Com o uso de luvas e um lubrificante o médico introduz o dedo indicador no reto do paciente, sendo assim o médico alcança a próstata, que possui aproximadamente o tamanho de uma noz e, após verificar as proporções desta o médico traz o resultado à tona.

É importante que você se conscientize e conscientize principalmente seu pai ou avô a realizar o exame, em muitos casos homens se recusam a realizar o exame por acharem que tal atenta contra sua dignidade ou honra, quando na verdade é o seu próprio preconceito que está atentando contra a sua saúde… Saúde em primeiro lugar. Ademais, o exame é indolor. Não corra riscos, sua família precisa de você, precisa de seu pai e de seu avô, conscientize todos a terem uma saúde melhor, afinal, pensamos que as coisas só acontecem com os outros e quando piscamos os olhos estamos remediando o que podíamos ter prevenido.

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top