Outubro Rosa: Mamógrafo móvel no Parque de Madureira

No mês da luta contra o câncer de mama, iluminação cor-de-rosa em diferentes pontos do Rio chama atenção para a importância do diagnóstico precoce 

A partir de 02 de outubro, e ao longo de todo o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o equipamento móvel para realização de mamografias da Secretaria de Estado de Saúde estará no Parque de Madureira para atender à população do Rio de Janeiro. O atendimento no mamógrafo móvel acontece mediante o encaminhamento das pacientes pelas unidades básicas de saúde do município. No Parque de Madureira, o horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h. O equipamento móvel ficará no local até 28/10.

Na tarde de hoje (02/10), o Secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, esteve no Parque de Madureira, junto com o Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Peixoto destacou a importância da campanha de conscientização para que as mulheres continuem cuidando da saúde.

– Essa parceria entre as secretarias de Saúde é muito importante para ampliar o acesso das mulheres ao exame de mamografia. O Mamógrafo Móvel do Estado já passou por 27 municípios e essa é a primeira vez que chega à cidade do Rio – declarou o secretário, acrescentando que, em média, o aparelho móvel realiza 1.200 mamografias por mês.

Moradora de Oswaldo Cruz, Sandra Maria da Costa, de 53 anos, aproveitou a chegada do Mamógrafo Móvel para realizar, pela primeira vez na vida, o exame.

– Eu tinha medo. Mas foi muito tranquilo e bem rápido. Recomendo que outras mulheres também venham fazer. O mais importante é cuidarmos da nossa saúde – disse Sandra.

A chegada do mamógrafo marca o início de mais uma edição da campanha Outubro Rosa, movimento mundial de luta contra o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final de 2015, o Brasil deve registrar mais de 57 mil novos casos da doença – destes, cerca de oito mil devem ocorrer no estado do Rio de Janeiro. Não há uma única causa para o câncer de mama. Para reduzir o risco de desenvolver a doença, é importante manter hábitos saudáveis, como a manutenção do peso corporal, evitar bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos.

Iluminação especial – Com apoio de parceiros que aderiram ao movimento, diferentes pontos do estado ganharão iluminação cor-de-rosa especial ao longo do mês de outubro, como as sedes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa – os Palácios Guanabara e Tiradentes. Durante todo o mês, a Supervia participará da ação iluminando de rosa as estações do Teleférico do Alemão. Já a Concessionária BRT, além de iluminar as estações, contará com exposição de fotos na estação Alvorada com o tema “A Mulher e o Câncer de Mama”, do Instituto Nacional do Câncer. Em apoio à causa, o Metrô Rio também vai iluminar de rosa o arco da Cidade Nova.

O Outubro Rosa ganhará ainda o apoio da maior obra de infraestrutura da América Latina. A partir do dia 16, a Linha 4 do Metrô vai iluminar vários pontos da obra, como a ponte estaiada, no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A cor rosa também estará presente na iluminação do Cristo Redentor (dia 05) e na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro (dia 02). Entre os dias 05 e 12 recebem iluminação rosa o Monumento em homenagem a Almirante Barroso na Praça Paris, na Glória, os Arcos da Lapa, a Igreja da Penha e a Catedral Metropolitana. O Outubro Rosa ganhará ainda o apoio da maior obra de infraestrutura do país.

outubro_rosa_-_mamografo_movel_-_parque_madureira_103

No Parque de Madureira, o horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h. O equipamento móvel ficará no local até 28/10. Foto: Divulgação Portal da Saúde do RJ

No Parque de Madureira, o horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h. O equipamento móvel ficará no local até 28/10.

Também são parceiros das ações a Fundação Laço Rosa, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz.

Ação no Maracanã – Nos dias de jogos do Campeonato Brasileiro, o principal palco do futebol no Rio também ganhará as cores da campanha. Antes das partidas, uma faixa no campo e os telões do estádio trarão mensagens sobre o assunto.

Diagnóstico precoce aumenta chance de cura – Quando diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 90%. Além de realizar o autoexame com frequência, até para que possamos conhecer seus corpos e perceber possíveis alterações, é fundamental que as mulheres conversem com profissionais de saúde e mantenham seus exames clínicos em dia.

Mamógrafos no RJ – Nos últimos anos, o Governo do Estado ampliou a oferta de exames de mamografia. Atualmente, a rede estadual conta com nove mamógrafos. Desde 2014, a carreta do mamógrafo móvel da SES circula por todas as regiões do estado, atendendo pacientes dos 92 municípios, garantindo que as mulheres possam realizar os exames o mais perto possível de casa. Os resultados são encaminhados para a unidade básica de saúde municipal de origem. Juntos, os equipamentos de mamografia do Estado já realizaram mais de 272 mil exames.

Outubro Rosa – Criado nos Estados Unidos na década de 90, o movimento Outubro Rosa busca estimular a sociedade a refletir sobre o câncer de mama e ressaltar a importância do diagnóstico precoce. Ao longo do mês, em todo o mundo, diversas ações são realizadas para promover a conscientização e estimular a busca por informações sobre o tema, sempre lembrando que é essencial que as mulheres mantenham seus exames em dia.

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top