Programa promove troca de experiências entre moradores de periferias do Rio e jovens americanos

Iniciativa da ONG Cedaps reunirá 8 jovens cariocas em um intercâmbio para desenvolvimento profissional e pessoal em Massachusetts

Com data de embarque prevista para o próximo domingo, 15 de julho, o “Intercâmbio YouthBuild – Boston e Rio de Janeiro” reúne oito jovens de favelas do Rio para uma temporada de imersão e troca de experiências em Massachusetts, nos Estados Unidos. O projeto faz parte do Jovens Construtores, cujo objetivo é oferecer formação profissional nas áreas de construção civil, elétrica e telecomunicações a jovens moradores de favelas.

Além de conhecerem a sede da YouthBuild e Universidade de Harvard, os integrantes do intercâmbio ainda passarão por diversos pontos turísticos do estado norte-americano. Em 2017, o Rio de Janeiro recebeu doze participantes dos Jovens Construtores de Boston. Os jovens tiveram a oportunidade de visitar locais cariocas famosos. Outro ponto importante foi a oportunidade de realizar atividades de ativos comunitários, onde eles colocam em prática todo conteúdo teórico das aulas e promovem uma integração e troca de conhecimentos com os moradores locais. Desta vez, os alunos americanos serão os anfitriões para receber os brasileiros.

O clima de expectativa para a viagem é grande. A estudante Pâmella Gabriel, de 19 anos e moradora da comunidade da Quitanda, na Pavuna, comenta que é a primeira viagem que fará e pretende aproveitar a oportunidade para criar vínculos com pessoas de fora.

Eu vou ter uma experiência nova e vou compartilhar a minha vivência com os moradores lá. A minha expectativa é que eu adquira conhecimento e faça muitos contatos. Eu quero fazer publicidade e acho que Boston é um dos lugares que vai me inspirar na vida acadêmica”, acrescentou.

O programa é da empresa americana YouthBuild International e financiado pela Fish Family Foundation. No Brasil, o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) é o responsável pela implantação desde 2009. O projeto Jovens Construtores já foi realizado em comunidades como 29 de Março, Complexo do Alemão, Morro dos Prazeres, Borel e Cidade de Deus.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top