Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto Cinemão apresenta: Favela na Tela – Mostra Criativos Populares

Desde o início do ano o Veículo de Ocupação Tática da Cultura vem levando o Cinema Brasileiro às comunidades pacificadas de forma gratuita.
No mês de setembro o Cinemão apresentará uma programação especial: “Favela na Tela – Mostra Criativos Populares”.
A Mostra exibirá longas, curtas-metragens, exposição fotográfica, além de promover debates regados de pipocas. Todas as sessões têm a favela e seus “crias” como temática central.

O Cinemão privilegiou filmes dirigidos por moradores de comunidade e bairros populares do Rio de Janeiro. O projeto também contou com a curadoria voluntária da produtora Cavídeo e do coletivo Cineclube Mate com Angu, da Baixada Fluminense.
O projeto Cinemão é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio do banco Itaú e Cirúrgica Fernandes, apoio da UNIC ( Centro de Informação das Nações Unidas ), Epson e UPPSOCIAL/IPP ( Instituto Pereira Passos – Prefeitura do Rio ). A Maranduva Filmes e Carioca Filmes são as produtoras responsáveis .

A programação
O Favela na Tela percorrerá quatro comunidades: Arará (14/9), Jacaré (15/9), Andaraí (21/9) e Nova Divinéia (22/9), sempre às 18h30, grátis.

Longas

Pré-Estreia Nacional “Remoção” – (Dirigido por Luiz Antônio Pilar e Anderson Quack – CUFA – Central Única das Favelas )
Filme documentário de longa metragem sobre o processo de remoção das favelas da zona sul da Cidade do Rio de Janeiro (Parque Proletário da Gávea, na Gávea, Praia do Pinto, no Leblon, Ilha das Dragas e Morro da Catacumba, na Lagoa, Morro Macedo Sobrinho, em Botafogo e Morro do Pasmado, em Copacabana), nas décadas de 1960 e 70, que deram origem a primeira experiência de criação de conjuntos habitacionais, criando os conjuntos de VILA KENNEDY, VILA ALIANÇA, CIDADE DE DEUS, CIDADE ALTA, em Cordovil, DOM JAYME CÂMARA, em Padre Miguel, e a CRUZADA SÃO SEBASTIÃO.

“Onde a Coruja Dorme” – Bezerra da Silva vai “onde a coruja dorme”. Dos morros cariocas, e da Baixada Fluminense, vem uma das produções musicais mais interessantes do Brasil: sambas feitos por trabalhadores, crônicas cáusticas, mas bem-humoradas de compositores anônimos garimpados por Bezerra. ( Direção: Marcia Derraik e Simplício Neto )

Série Documental

“Periferias Musicais” – A série Periferias Musicais revela 16 talentos das favelas e periferias do Rio de Janeiro, indicados por correspondentes comunitários do portal ” Viva Favela” e curadores convidados.
Realização: Viva Rio

Curtas
“Mc Magalhães uma lenda viva do funk ” – Dir. Marcelo Gularte
Sinopse: Registro poético na rotina desse artista ícone do funk carioca. Conhecido por ser um performático vendedor ambulante, sua intervenção urbana já atravessa gerações e diversas lendas são criadas ao seu respeito.

“Proibidão” – Dir. Ludmila Curi / Guilherme Arruda
Sinopse: A partir da história do MC Smith, jovem morador do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, o filme busca entender o fenômeno do funk proibido, sua origem e sucesso.

” Queimado ” Dir. Igor Barradas
Sinopse: O cotidiano embotado, ruidoso e solitário de Grande será invadido pela expressão visceral da natureza. Janaína virou mulher.

“A distração de Ivan” – Dir. Gustavo Melo / Cavi Borges
Sinopse: O filme conta de forma lírica a história de Ivan, um menino de 11 anos que vive com a avó no subúrbio do Rio de Janeiro e amadurece em meio ao cotidiano de brincadeiras e brigas com os amigos

“Deixa Voar” ( 5x Favelas ) – Direção: Cadu Barcelos
Sinopse: Flávio, de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.

“Tempo de Criança”- Direção: Vagner Novaes
Sinopse: Uma construção poeticamente dramática sobre o cotidiano de uma menina, que tem que ser grande quando a mãe não está em casa.

“Tornado” – Direção: Luciano Vidigal
Sinopse: Um tornado ataca uma periferia do Rio de Janeiro

“7 min ” – Direção: Julio Pecly e Paulo silva
Sinopse: O curta mostra os últimos sete minutos de vida de um traficante de drogas

“Picolé, pintinho e pipa”- Direção: Gustavo de Melo
Sinopse: O carro do troca-troca está passando na sua rua: garrafa velha, bacia velha, garrafão de vinho vazio, motor de geladeira; o moço troca por picolé, pintinho e pipa.

“Pra ser cantora é só me deixarem cantar ” – Direção: Alberto Bellezia
Sinopse: Com mais de 70 anos, Mariuzá esbanja talento e quer reviver os tempos áureos da fama.

“Consciente Irracional ” – Direção: Erick Maxmiano ( coletivo Favela Filmes )
Sinopse: Um momento da vida de um jovem mergulhado no mundo das drogas, pagando as conseqüências de sua consciência irracional.

“Coletânia de Curtas Cineclube Mate Com Angu”
Mais de duas horas de programação de filmes realizados durante 10 anos do coletivo da Baixada Fluminense.

Experimentais

“Meditação” – (Direção: Careca Arts)
Sinopse: CURTA METRAGEM EXPERIMENTAL EM HD, FEITO POR CARECA ARTS E KAPELLA

“Bromelio in action” – (Direção. Careca Arts – Arará)
Sinopse: Bromélio interage com um corpo estranho espetado no meio da selva. Primeira de uma série de várias aventuras revolucionárias.

Fotografia – Exposição Digital

“Viver na Favela”
Fotógrafo: João Lima nasceu em Parnaíba, Piauí, em 1988. Desde os 9 anos mora no Rio de Janeiro, onde graduou-se em jornalismo pela PUC-Rio. A partir de 2012, passou a integrar coletivos de fotografia e a registrar a beleza e o cotidiano das favelas cariocas. Também é apaixonado por cinema.
Serviço: Favela na Tela – Mostra Criativos Populares
Dia 14 de setembro, sábado
Comunidade: Arará
Endereço da locação: Praça Matupiri, sem número. (Referência – Creche Arara Azul)

Dia 15 de setembro, domingo
Comunidade: Jacaré
Endereço da locação: Quadra do Azul- Jacarezinho

Dia 21 de setembro, sábado
Comunidade: Andaraí
Endereço da locação: Rua Leopoldo, 497- Praça da Mina

Dia 22 de setembro, domingo
Comunidade: Nova Divinéia – Andaraí
Endereço da locação: Rua Engenheiro Morsing, 220. (Referência – em frente à cabine da UPP. A rua será fechada no dia da mostra).

Mais informações: www.cinemao.org

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]