Remédio de graça – #Dicas de Cidadania

Aqui Tem Farmácia Popular”: este cartaz é pequeno e quase não há publicidade. Fique atento! É o lugar onde você pode resolver problema com medicamentos.

Informação é tudo na vida. Muitas vezes temos direitos garantidos pela Constituição Brasileira e nem somos informados disso. Assim como todo brasileiro tem direito à saúde pública e é atendido sem custos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, também tem direito a medicamento subsidiados ou seja, de graça ou com grandes descontos. Do que adiantaria ser atendido e diagnosticado se não pudéssemos comprar os medicamentos?

O Programa conta com uma rede própria de Farmácias Populares e também com a parceria de farmácias e drogarias da rede privada. Todas têm o cartaz na porta: “Aqui tem Farmácia Popular”. O programa trabalha com 112 medicamentos mais preservativos masculinos conhecidos como “camisinha”.

Foi implantado por meio da Lei no 10.858, de 13 de abril de 2004 mas, recentemente, estudos davam conta de que o programa precisava ser ampliado. Cerca de 33 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão (22,6 milhões deles atendidos na rede pública de saúde) e dentre os 7,5 milhões de diabéticos diagnosticados no país, 6 milhões recebem assistência no SUS. Os números eram tão alarmantes que em 2011 o Governo Federal conseguiu viabilizar a gratuidade dos medica-mentos para hipertensão e diabetes. O programa ajudou famílias mais humildes que comprometem 12% de suas rendas com medicamentos.

Mais recentemente, três medica- mentos para o tratamento da asma, passaram a ser entregues gratuitamente: preventivos de uso diário e até o conhecido Aerolin Spray para situações de crise asmática.


MEDICAMENTOS:
Gratuitos: – hipertensão – diabetes – asma

Até 90 % de desconto: – dislipidemia – rinite – mal de Parkinson – osteoporose – glaucoma

MAIS: contraceptivos (preventivos) – fraldas geriátricas para incontinência

COMO COMPRAR:

– Pegue a receita com seu médico alertando-o que pegará os medicamentos na Farmácia Popular.

– Leve seu CPF com a receita que têm validade de 4 meses. Guarde bem sua receita.

VEJA LISTA DE FARMÁCIAS E MEDICAMENTOS NO SITE:

www.saude.gov.br RECLAMAÇÕES: ligue grátis para 136

IMPORTANTE:

-Procure, sempre que possível o farmacêutico. Não considere normal quando disserem que faltam medicamentos.
– Compra de medicamentos para terceiros precisa de uma procuração feita em Cartório.

Por: Lucia Judice

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top