Quem ainda não concluiu o ensino fundamental ou médio dentro da idade prevista, tem a oportunidade de conseguir o diploma por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de maio, enquanto as provas serão em 25 de agosto.

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não tiveram a chance de concluir seus estudos na idade adequada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem deseja a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Agora quem quer o Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

O candidato  precisa acessar o site do Encceja, de 20 a 31 de maio, e fazer sua inscrição com CPF e documento de identidade.

As provas são divididas por áreas de conhecimento, sendo que cada uma contém 30 questões objetivas. Além disso, será necessário escrever uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva tem pontuação de 0 a 200 pontos, sendo a média necessária para a aprovação de 100 pontos. Já a redação vai de 0 a 10 e a média para ser aprovado é de 5 pontos.

Somente a inscrição e a realização das provas não garantem o certificado. O candidato precisa atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja para garantir a certificação.

Veja como fazer sua inscrição

  1. Primeiramente, entre no site do Encceja
  2. Em seguida, preencha o seu cadastro
  3. Logo depois, informe o nível de formação desejado
  4. Depois, preencha seu estado e cidade
  5. Logo após, escolha o local da prova
  6. Então, preencha o questionário socioeconômico
  7. Por fim, basta escolher uma senha

Comentários Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Please arrange the below number in decreasing order