Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Segundo o IBGE, tá sobrando homem na Rocinha!

A atriz Suzana Vieira diverte-se com as mulheres da comunidade da Rocinha - Felipe Assumpção - AgNews
A atriz Suzana Vieira diverte-se com as mulheres da comunidade da Rocinha - Felipe Assumpção - AgNews

Há mais mulheres em Copacabana, com 74,3 homens para cada 100 delas, do que na Rocinha (97,3 para cada 100). Mas o Flamengo é o bairro carioca que abriga o maior número de pessoas do sexo feminino (73,2 homens para cada 100 mulheres). Já Porto Alegre abriga o bairro com maior concentração de idosos entre as capitais com bairros legalmente definidos: Moinhos de Vento, onde 26,9% dos habitantes têm 65 ou mais anos de idade. Os dados, baseados na Sinopse do Censo 2010, foram divulgados na manhã desta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e disponibilzados para análise em uma ferramenta online disponível no portal www.ibge.com.br.

Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, o novo método de apresentar as informações representa um marco entre a integração entre os departamentos de estatística e geografia do instituto, já que a população poderá ter fácil acesso aos dados, que podem ser utilizados tanto para guiar políticas públicas locais quanto para embasar diferentes pesquisas em âmbito regional e municipal. “A nova ferramenta facilita a possibilidade de pesquisar dados e vai aumentar muito a possibilidade de lidar com a informação”, afirmou.

As informações divididas por bairros só estão disponíveis para os 719 municípios, dos 5.565 do País, que possuem bairros legalmente definidos. Onde não há definição legal de bairros, caso de São Paulo e de outras seis capitais, as informações são apresentadas sob setores censitários. De acordo com Mário Henrique Mattos, gerente do centro de documentação de informações do IBGE, a ferramenta online possibilita que o usuário exporte informações para o Google Earth e cruze informações para lançar novas bases de dados a partir de suas necessidades. “Isso permite que tenhamos conhecimento sobre diversos aspectos locais e que podem ser usados de forma acessível”, afirma.

Fonte: Luiz Bulcão Ribeiro
Via: rocinha.rg

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]