Um exemplo no Alemão

helcimar lopes

Um sonhador que visa promover cada vez mais o Complexo do Alemão através da cultura

Helcimar Lopes, de 40 anos, morador da Sebastião de Carvalho, conhecida como “Rua do Bar do Sardinha”, ao lado do morro do Alemão, conta para o “VOZ DA COMUNIDADE” um pouco da sua intimidade e seu lado profissional. O empreendedor e visionário relata as suas lutas e conquistas ao longo da vida. Sua história é uma boa lição e serve de inspiração para todos.

A sua necessidade de criar projetos voltados para o Complexo do Alemão foi uma tentativa de fugir de todos os problemas sociais vivenciados por milhões de brasileiros, porém, não foi apenas este motivo que o levou a tomar essa decisão. A vontade de ajudar e contribuir com a sua comunidade foi o desejo maior.

No ano de 2003, Helcimar fez parte do projeto Estação Futuro, da ONG Viva Rio, que tinha o intuito de levar internet e prestar serviços ligados à área de informática para as pessoas. Com o passar do tempo, a instituição passou por altos e baixos por conta da violência na grota. Para mantê-lo tiveram que organizar um evento chamado Orkut Fan Fest, contando com a colaboração de alguns parceiros. Em 2010 o projeto chegou ao fim, mas ele não desanimou e correu atrás para voltar a atuar na comunidade. Em 2012 ele passou a ser administrador do Raízes em Movimento — projeto que tem base no Alemão. Foi lá que o homem sonhador aprofundou a sua vivência com o Alemão.

Dali por diante, Helcimar integrou-se em diversos projetos importantes. Um deles foi o Deu Na Telha, que trouxe benefícios às comunidades, abrindo portas para novos cursos. O interessante foi que ele fez um mapeamento do Alemão em busca de telhas em pontos estratégicos, para os rapazes subirem e estenderem a lona, finalizando o processo de trabalho já pronto para a exposição.

A finalização do Deu Na Telha tornou Helcimar autônomo, com mais flexibilidade para pôr em prática os seus projetos. Segundo ele, com a chega da pacificação, teve de se reposicionar e aprimorar os seus conhecimentos, a fim de se comunicar com o seu público fora e dentro da comunidade. Hoje ele coordenar curso de formação teatral, na biblioteca Parque, no teleférico das Palmeiras; e atua também como articulador local do Comitê Organizador das Olimpíadas Rio 2016. Na função, Helcimar faz o mapeamento de algumas ações culturais no Alemão. Pode-se dizer que é um trabalho de ponte entre o Comitê e as comunidades do RJ.

Helcimar sempre foi muito independente, sonhador e o pilar da sua família, sendo o filho do meio entre três irmãos. Um dos seus maiores sonhos quando adolescente era dar uma casa de laje à sua mãe. Graças aos esforços dos irmãos, hoje ela tem uma casa digna.

Ele conta também que muitos tentaram impedi-lo de seguir com a ideia de criar projetos para o Alemão, mas preferiu prosseguir, mantendo o pensamento positivo. Em uma palestra de que participou, disse ter trazido para a sua vida pessoal e profissional o lema de que vai dar certo, já deu certo!

“Eu vivo como se fosse em campanha todo mês”, disse ele, justamente por não saber o dia de amanhã. Mas a sua força de vontade o faz vencedor. Realmente a vida de empreender não é fácil. Helcimar atende a todos e vive conectado 24h por dia. Ele ressalta que a prioridade de contas a pagar é da sua internet móvel e residencial, porque é através dela que se mantém financeiramente. Planejamento é o que o a companha diariamente, por causa de uma grande demanda de tarefas, mas ele diz que a segunda-feira é o seu dia de descanso e lazer, o que nem sempre acontece.

Após concluir o curso de cinema e criação pela PUC, o desejo de cursar jornalismo ou relações públicas foi despertado, mas a correria do dia a dia o impede. Independentemente da falta de tempo, está sempre estudando e aprendendo novos conteúdos. A sua perspectiva é criar uma casa de cultura na comunidade em que vive, um local onde todos possam desenvolver um trabalho cultural e onde o seu projeto Toca do Lobo cresça. Pedimos uma palavra, uma frase e uma admiração; e recebi “Otimismo”, “Resistir Sempre” e “Raul Seixas”.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top