Vila Olímpica Oscar Schmidt inaugura festival esportivo HOJE

O Transforma, programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, lançará a primeira edição do Festival Esportivo Transforma na Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz, no dia 29 de novembro, entre 8h e 13h. No evento, os participantes poderão experimentar até sete esportes diferentes, divididos em dois circuitos: para crianças até 11 anos e para participantes a partir de 12 anos. O público também poderá interagir com os recém-lançados mascotes Olímpicos e Paralímpicos, e conhecer atletas como o jogador de vôlei de praia Emanuel, medalhista Olímpico de ouro (Atenas 2004), de prata (Londres 2012) e bronze (Pequim 2008). A entrada é gratuita.

O objetivo é oferecer o primeiro contato com esportes Olímpicos e Paralímpicos que serão disputados no Rio 2016, mas que ainda são pouco conhecidos do grande público. É o caso do rugby, do tiro com arco, da esgrima e do badminton – alguns dos esportes que farão parte do circuito do Festival em Santa Cruz. As crianças e os adultos que completarem, pelo menos, cinco etapas do circuito participarão de sorteio de brindes. A expectativa é que o Festival receba cerca de 400 pessoas numa manhã. O evento é resultado de uma parceria entre o programa de educação do Rio 2016 e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), responsável pelas Vilas Olímpicas.

“Nossa meta é promover outras edições do Festival em todas as Vilas Olímpicas no ano que vem. A partir dessas novas experiências esportivas, queremos despertar novos interesses tanto em crianças como em adultos, mostrando que os esportes Olímpicos e Paralímpicos podem ser experimentados e praticados por todos”, afirma Mariana Behr, gerente geral de Educação do Rio 2016.

O Transforma levará para os Festivais Esportivos o mesmo modelo de ensino de esportes Olímpicos e Paralímpicos que está sendo utilizado nas 168 escolas que participam do programa atualmente. Dentro dessa proposta, os esportes são ensinados em categorias baseadas em similaridades. Em cada Festival, todas as setes categorias serão apresentadas ao público – podendo cada uma ser representada por um ou mais esportes. São elas: marca; precisão; estético/rítmico; combate; invasão; rebatida; e interação com a natureza.

O circuito será liderado por instrutores das confederações esportivas, “agentes Transforma” (alunos da Vila Olímpica formados pelo programa) e voluntários do Rio 2016.

LISTA DE ESPORTES QUE SERÃO OFERECIDOS NO FESTIVAL:

Badminton, vôlei, vôlei sentado, hóquei sobre a grama, tiro com Arco, golfe, rugby, judô, luta Olímpica, bocha Paralímpica, atletismo e Atletismo Paralímpico

VILA OLÍMPICA OSCAR SCHMIDT
LOCAL: Rua Matadouro, s/n, Santa Cruz
DATA: 29/11
HORÁRIO: 8h às 12h


SOBRE O TRANSFORMA

É o Programa de Educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas. O Transforma atua em parceria com as escolas criando oportunidades para estudantes de Ensino Fundamental e Médio vivenciarem os Valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentarem novos esportes e entrarem no clima nos Jogos. O programa oferece material didático de referência sobre os Movimentos Olímpico e Paralímpico (como História, Jogos, simbologia e valores) e sugestões de experimentação esportiva para as escolas. O conteúdo pedagógico inclui ainda cursos de formação sobre a metodologia do programa e dicas de atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas pelas escolas. Ao longo do ano letivo, o Transforma lança desafios escolares que estimulam o protagonismo e a criatividade dos alunos.

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top