Voz da comunidade dá dicas para fazer uma boa prova do ENEM

Faltam 4 dias para o grandioso dia do vestibular ENEM 2014, e então decidi dar algumas dicas e detalhes finais para uma boa Prova.

Uma das mais importante questões da prova é a REDAÇÃO, e consultando alguns sites e especialistas, percebi que a maioria deles pedem atenção especial a esses assuntos, serão importante a leitura deles, e os temas são:

Vírus do Ebola

Causador da febre hemorrágica, o vírus do ebola é um dos mais mortais que existem. Ele mata até 90% dos infectados e ainda não há vacina nem medicamento disponível para uso na população.

Crise da falta de água na Região Sudeste

Ecologia é um tema muito presente na prova de ciências da natureza do Enem. Neste ano, uma das apostas dos professores, é a crise hídrica principalmente o problema de falta de água em São Paulo.

Vacina contra o Vírus do Papiloma Humano ( mais conhecido como HPV)

O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero, e a transmissão é feita principalmente por relações sexuais.


 Importante na Redação:

1) Domínio da norma padrão da língua escrita: Consiste na aplicação das normas gramaticais aprendidas ao longo da vida escolar do candidato. Atenção com a ortografia, concordância, pontuação e com o coloquialismo, que deve ser evitado.

2) Compreensão do tema: Uma leitura atenta dos textos motivadores poderão auxiliar o candidato na compreensão do tema. Não entender a proposta pode provocar efeitos desastrosos na nota.

3) Organizar informações e argumentos: A organização das idéias é fator primordial para quem quer expor adequadamente suas ideias. Além de bons argumentos, o candidato deve saber como apresentá-los de maneira clara e objetiva.

4) Correta aplicação da lógica: Seus argumentos precisam ser bem elaborados e coerentes. Um dos fatores que contribuem para a coerência textual é a coesão, por isso, fique atento ao uso dos conectivos, como advérbios e conjunções.

 5) Apresentar uma proposta de intervenção para o problema: Não basta apresentar argumentos coerentes, é preciso que o candidato apresente uma proposta de solução para o problema, uma das principais características da redação do Enem.

Especialistas comentam sobre assuntos abordados na Prova :

Biologia – Professor Eduardo Leão, do Cursinho da Poli

 O professor Eduardo Leão, do Cursinho da Poli, lembra que a relação entre o homem e seu ambiente deve aparecer na prova. “Por isso o candidato deve ter atenção com temas como relações ecológicas, cadeiras alimentares, magnificação trófica (processo de intoxicação do ambiente em decorrência da ação do homem).”

Física –  coordenador Eduardo Figueiredo

Em física, não deve esquecer ondas e fenômenos ondulatórios, potência elétrica nos resistores, conservação de energia, o princípio de Arquimedes e a lei da gravitação universal, segundo o coordenador Eduardo Figueiredo. É importante saber relacionar os conceitos físicos com o cotidiano, como por exemplo, saber analisar o consumo de energia elétrica de uma residência, por meio de uma conta de luz.

Química – Professor Sergio Braga, da Oficina do Estudante

Deve dominar, principalmente, os conceitos da reação química, propriedades coligativas, saber fazer análise de gráficos de equilíbrio químico e reconhecer as funções orgânicas com álcool e hidrocarboneto, segundo o professor Sergio Braga, da Oficina do Estudante.Braga lembra que é comum aparecerem questões que envolvem a química com o cotidiano, como o uso de pilhas caseiras o processo de oxiredução, e a oxidação primária do álcool, em química orgânica.

Espero que com essas dicas todos nós tenhamos um excelente dia de Prova!!!!!!!

E pra quem ainda quer mais dicas para uma melhor performance, segue o link do G1 , lá encontrarão inclusive vídeos de especialistas nas áreas e também contarão com mais matérias discutidas e comentadas (abaixo também está mais um site para um estudo mais completo ).

http://g1.globo.com/educacao/videos

http://vestibular.brasilescola.com/enem/dicas-para-enem.htm

Sou Vinicius Ferreira, Voluntário no Voz da Comunidade, escrevo pra área de Tecnologia há 1 mês. Você pode me contactar através do email : jornalismo@vozdacomunidade.com.br 

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top