Para escrever bem – #DicasParaVestibular

Andrea RamalAndrea Ramal
Autora de “Redação Excelente – Para Enem e Vestibulares” (GEN)

 

 

 

Para escrever bem

Você já sabe o quanto a redação é decisiva para ter uma boa colocação nos vestibulares. Mas ela preocupa bastante os candidatos: afinal, em 2014, houve mais de meio milhão de notas zero no Enem. A boa notícia é que ainda dá tempo de se preparar para alcançar uma nota alta. Para isso, siga estas dicas!

1. Leia muito, sobretudo argos de opinião de jornais e sites de notícias. Os argos de opinião são textos dissertativo -argumentativos: exatamente o estilo que você terá que usar na prova do Enem e da maioria dos vestibulares. Quanto mais você ler, mais vai ampliar seus conhecimentos e, além disso, fixar a estrutura correta de um texto, reparando como o autor liga as ideias na introdução, desenvolvimento e conclusão.

2. Escolha temas polêmicos e escreva sobre eles como se fosse no dia da prova. Você tem uma hora para escrever seu texto, certo? Faça primeiro um rascunho, descanse alguns minutinhos e, depois, releia e passe a limpo fazendo as alterações finais. Sabe os atletas, que treinam tanto para ganhar medalha nas competições? Redação também é assim. Quanto mais você treinar, melhor.

3. Seja preciso nas palavras. Se você não ver certeza sobre o significado de um termo, ou não lembrar da grafia correta, consulte o dicionário. Se ver dúvida na regência ou concordância verbal e nominal, consulte a gramática. Assim você dominará cada vez mais a norma culta da língua portuguesa. E na hora da prova, que não pode consultar nada? Se ver dúvida, troque a expressão por outra, sobre a qual você tenha certeza.

4. Evite pleonasmos, ou seja, repetições que revelam mau uso da linguagem. Por exemplo: subir para cima, protagonista principal, ver com seus próprios olhos, surpresa inesperada, retomar de novo e assim por diante. Não faça generalizações, como por exemplo: “A economia sempre cresce quando…” ou “Esta é a melhor solução”… Em vez dessas frases, é mais adequado dizer: “A economia costuma crescer quando…” ou “Esta pode ser uma das soluções mais indicadas”.

5. Faça redações de vestibulares de anos anteriores e, sempre que possível, peça a seu professor para corrigir e sugerir melhorias. Ao escrever, leia o enunciado com atenção. Uma das maiores causas de perda de pontos é fugir ao tema. Nesse ponto, os textos de apoio, que aparecem na proposta de redação, podem ajudar bastante: num tema muito amplo, eles dão o foco que você deve seguir.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top