Inscrições podem ser feitas pela internet até dia 15

O Museu da Favela,  que fica na comunidade do Cantagalo, em Ipanema, oferece o curso Empreendedorismo Solidário Turismo de Base Comunitária em Favelas, que tem como objetivo capacitar profissionais no setor turístico. As inscrições encerram dia 15 de maio e serão selecionados 15 candidatos.

O objetivo do curso é inserir o aluno no mercado de trabalho e capacitá-lo para o empreendedorismo na área do turismo. A lista de alunos escolhidos será divulgada dia 21 de maio.

Os moradores das favelas que se interessarem pelo curso devem ter entre 17 e 70 anos e renda familiar de até 3 salários mínimos, além de não terem concluído o ensino médio, nem estarem matriculados em nenhuma escola e também não devem ter vínculo de trabalho formal. O curso tem duração de 170h, das quais 136h serão teóricas e 34h práticas e, ocorrerá todas 3° e 5° feiras, das 13h às 17h.

Após a primeira seleção, os candidatos remanescentes serão convocados para uma entrevista, que ocorrerá entre os dias 16 até 20 de maio, no Museu da Favela, realizada por um profissional contratado pelo Instituto Cooperforte, patrocinador do projeto, a qual tem o objetivo de avaliar quais candidatos têm mais possibilidades de utilizar o curso plenamente, como afirma a aluna de turismo da Unirio e idealizadora do projeto Luciana. “Queremos saber quem realmente está interessado em aproveitar essa oportunidade para utilizar o turismo como ferramenta de desenvolvimento cultural e econômico, transformando sua comunidade e sua própria vida!”

As chances são grandes do aluno ao final do curso conseguir uma colocação profissional, haja vista que o projeto irá organizar a Feira de Empreendedorismo Solidário, evento no qual empresas do setor com vagas e os alunos capacitados estarão conectados. Além disso, a organização afirma que todos os alunos que concluírem o curso estarão cadastrados no CAD SOL (Cadastro Único Nacional da Economia Solidária), que é a Rede Solidária de Empreendedores e Condutores Locais de Favela e, por fim seus currículos serão postados no banco de dados online TURISDATA. No entanto, é preciso reafirmar que ao término das aulas o estudante estará apto a iniciar uma empresa na área.  

Para se inscrever tenha em mãos a Identidade, CPF, Atestado ou declaração de escolaridade, comprovante de residência e se cadastre pelo link.

Comentários Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Please arrange the below number in decreasing order