Projeto Vidançar

Logo - Projeto Vidançar

A Proposta do Projeto VIDANÇAR é proporcionar a crianças e jovens da Comunidade do Complexo do Alemão, que se encontram à margem da sociedade, um novo amanhã. Convivendo com as crianças, notamos a necessidade de expandir atividades educativas e culturais através da dança, que tem o poder de trabalhar a autoestima, funciona como um elemento de inclusão social e resgate da cidadania, afastando essas crianças de caminhos autodestrutivos como as drogas, a ociosidade e a violência.

O projeto teve início em 2009, após campanhas solidárias de Natal e Dia das Crianças feitas por amigos, onde as crianças amparadas se reuniam e, por iniciativa própria, realizavam uma apresentação de dança, com coreografia e música improvisadas para fugirem da situação de risco a qual se encontravam.

Em dezembro de 2013, o projeto recebeu a visita do Programa CQC da Band, onde foi realizada uma matéria sobre o Complexo do Alemão e nosso Projeto ganhou destaque e o apoio do ator Fabio Porchat que hoje arca com o valor da locação do Espaço VidArte e com a execução do projeto.

Link da matéria no Programa CQC da Band: https://www.youtube.com/watch?v=luIPHDNP-x4
No ano de 2013 notamos a necessidade de incentivar o crescimento artístico dos alunos do projeto preparando-os para a prova na Escola de Dança Profissional do Theatro Municipal, conseguindo inserir dois alunos na renomada escola.

Em 2014 com o crescimento e desenvolvimento dos alunos, notamos a necessidade de abraçarmos o viés cultural e desenvolver atividades e oficinas para adultos, desenvolvendo um polo de dança no estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, além do balé clássico, temos oficinas de dança do ventre, hip hop, street dance, jazz e outras modalidades para atender o público infantil, juvenil e adulto no desenvolvimento da arte da dança.

Nossa meta para o ano de 2015 é aumentarmos o escopo de atendimento, implementando oficinas de diversos estilos musicais e diversas faixas etárias. Na atual fase de transformação devido a intervenção do Estado na Comunidade do Complexo do Alemão, este é o momento mais propício para refletirmos criticamente sobre a função e o papel da dança, aliada ao ensino artístico e cultural como forma de incentivo ao conhecimento da arte.

Aprender, brincar com seu corpo e criar são ações que fundamentam objetivos de projetos sociais que tem a linguagem da dança como ferramenta.

Trabalhamos a participação de pais ou responsáveis no auxílio à educação e atenção ao desenvolvimento educacional escolar, exigindo de cada participante do projeto que estiver matriculado, assiduidade e rendimento escolar, e de cada responsável a presença em reuniões e encontros pautados no desenvolvimento das crianças, reforçando a ideia de que a criança necessita ser tratada como criança e ter a possibilidade de brincar, aprender e vivenciar a infância.

Contato:  (21) 98739-4551 e projetovidancar@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Projeto-Vidançar/652356821457044

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top