Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
É MENTIRA que Lula quer transformar o Brasil na “China comunista” em 2023

Uma página apoiadora do presidente do Brasil Jair Bolsonaro publicou um vídeo em que Lula diz que a China conseguiu controlar o vírus da Covid-19 porque tem um estado forte. Esse texto foi o suficiente para que se espalhasse o boato de que Lula quer implantar o “regime comunista da China” no Brasil, em 2023, caso ganhe as eleções.

A informação é FALSA. O vídeo em questão foi uma edição de uma entrevista do ex-presidente Lula no dia 27 de junho de 2021, concedida ao jornal chinês Guancha. No Brasil, a entrevista foi disponibilizada e transmitida pela rede TVT.

Em nenhum momento da entrevista, Lula afirmou que iria transformar o Brasil em uma China comunista. O vídeo foi editado para a publicação da página “Bolsonaro São Vicente” e, assistindo a entrevista original, é possível ver os exatos momentos que foram retirados e editados no vídeo que acompanha o post.

Lula fala, na entrevista, sobre a questão da Covid-19 na China e de como ele sonhou com a criação dos BRICs e no estabelecimento de uma relação forte com a China e outros países do BRICs. Então, ele fala que todos os países citados (China, Rússia, Índia, África do Sul etc) deveriam criar uma parceria estratégica para fugir da dependência da política do dólar.

Após falar sobre os BRICs, Lula diz que a China é um exemplo de desenvolvimento. Mas, o vídeo editado retira a parte do desenvolvimento. Além disso, ele também fala de uma relação dos países do sul para não depender dos países ricos do norte.

Assista, na íntegra, à entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=tAnw1rv6nsI

A transmissão de conteúdos falsos a respeito de qualquer assunto é extremamente grave. Tem muitas consequências e pode afetar a vida de alguém de diversas formas. Verifique as informações antes de compartilhar em grupos de família, amigos ou quaisquer outros.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]