Cinco policiais envolvidos na Chacina da Nova Brasília são absolvidos em Júri Popular

Há 27 anos, uma operação policial no Complexo do Alemão executou 13 pessoas na região
Acusados

Foto: Internet/Divulgação

Após 27 anos, os cinco policiais, quatro civis e um militar, envolvidos na execução de 13 pessoas na Nova Brasília, Complexo do Alemão, durante uma operação policial em 1994, foram absorvidos através da decisão de um júri popular, no 1º Tribunal do Júri nesta terça-feira.

A ação, que ficou conhecida como Chacina de Nova Brasília, teve a participação de mais de 80 policiais civis e militares.

O julgamento dos agentes iniciou na segunda-feira (16) e foi retomado na terça. A primeira sessão, na segunda, foi finalizada por volta de 22h30.

Ao todo, sete testemunhas foram ouvidas: cinco de defesa dos réus e duas de acusação. Duas eram mulheres que afirmaram terem sido vítimas de abuso durante a ação policial.

Após ouvir testemunhas e réus, depois de 16 horas de julgamento, o Ministério Público pediu a absolvição dos agentes por falta de provas claras e os jurados decidiram absolver os cinco policiais.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]