Você sabe o que é a hanseníase

Você sabe o que é a hanseníase? (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae. Sua transmissão ocorre através do contato

Você sabe o que é a hanseníase? (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae.

Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior em meio às secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.

A hanseníase afeta o mundo pelo menos 4.000 anos, e foi bem reconhecido nas civilizações antigas da China, Egito e Índia, mas não se sabe se a lepra é a doença mencionada na Bíblia hebraica. Nos últimos 20 anos, 15 milhões de pessoas foram curadas da hanseníase.. A lepra era uma vez que acredita-se ser altamente contagiosas e sexualmente transmissíveis, e foi tratado com o mercúrio – que aplicada a sífilis, que foi descrita pela primeira vez em 1530. Pensa-se agora que muitos casos precoces da hanseníase poderia ter sido a sífilis. A hanseníase é, de facto, nem sexualmente transmissível nem é altamente infecciosa após o tratamento, já que aproximadamente 95% das pessoas são naturalmente imunes e os sofredores não são mais infecciosos após tão pouco como duas semanas de tratamento.

Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). 

Os sinais e sintomas mais comuns nas formas mais graves da hanseníase são: Febre, edemas e dor nas juntas. Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz e olhos. Mal estar geral, emagrecimento.

A hanseníase tem cura? Sim, ela tem. Seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.

Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá à cura. Uma outra medida preventiva, é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.

IMPORTANTE: as informações contidas nesta página servem apenas como fonte para pesquisas e trabalhos escolares. Portanto, não devem ser utilizadas para fins de orientação médica. Para tanto, procure um médico para receber orientações e o devido tratamento.

Deixe comentário