7 escolas em favelas do Rio vão retornar aulas presenciais a partir do dia 24; Veja a lista

No Complexo do Alemão duas escolas estão na lista de voltas às aulas

A Secretaria Municipal de Educação anunciou na manhã desta quarta-feira (17) a apresentação do Plano de Retorno Gradual das Aulas Presenciais da rede Municipal de Educação e informou que as aulas presenciais terão inicio na quarta-feira que vem dia 24.

O secretário municipal de educação Renan Ferreirinha fez uma coletiva de impressa apresentando os problemas encontrados na rede municipal e afirmou que está trabalhando emergencialmente para a solução, dentre eles: contratos suspensos de limpeza, internet, manutenção e dificuldade de infraestrutura e disse que só as escolas com capacidade de funcionamento poderão retornar as atividades.

Secretário de Educação Renan Ferreirinha na coletiva. Foto: Reprodução

“As escolas que estão elegíveis podendo voltar, já estamos com cheklist de infraestruturas e serão escolas que estão em condições de serviços como limpeza, internet e que estejam aptas nesse momento para receber os alunos. E claro que estamos com todos os protocolos sanitários que foram desenvolvido com o pessoal da saúde e validado pelo nosso comitê de especialistas. ” afirmou Ferreirinha

Sendo assim, no dia 24 de fevereiro, retornam os alunos da pré-escola e do primeiro e segundo anos. A terceira fase começa depois do mesmo período de até três semanas, com aulas para as demais crianças de creches e das outras séries, além dos estudantes do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) e das classes especiais.

No entanto, a presença dos alunos nas escolas será facultativa. O ensino online vai continuar. “O ensino remoto foi pouco efetivo em 2020 e trabalhamos para não ser assim em 2021” diz o secretário.

Das escolas aptas a voltar com o ensino presencial 7 estão localizadas em favelas e são elas:

Complexo do Caju:
Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas

Cidade de Deus:
Ciep João Batista dos Santos

Complexo do Alemão:
Escola Municipal Professor Afonso Várzea
Escola Municipal Walt Disney

Morro do Turano:
Escola Municipal Frei Cassiano

Mangueira:
Escola Municipal Humberto de Campos

Morro do Salgueiro:
Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias

Outras unidades que também vão voltar dia 24: