Associação Nagai e Instituto Estação das Letras promovem rodas online de leitura para juventude do Complexo do Alemão

122 jovens matriculadas na Associação Nagai do Complexo do Alemão vão participar de encontros literários virtuais promovidos pela Estação Letras

Associação Nagai e Instituto Estação das Letras promovem rodas online de leitura para juventude do Complexo do Alemão

Neste mês de julho o Instituto Estação das Letras em parceria com a Associação Nagai está desenvolvendo um projeto de rodas virtuais de leitura. O projeto vai trabalhar com cerca de 120 famílias da região da Rua Malacacheta, que fica localizada próxima a Fazendinha, Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade do Rio. O intuito é de combater a vulnerabilidade social através de ação cultural.

Pais que precisam se ausentar por conta de seus empregos, residências sem conforto, são algumas realidades das famílias de jovens que moram em favelas, e nesse momento sem aulas, o grupo se encontra muita vezes em casa sem ocupação, e a ideia do projeto é ocupar de maneira educativa essa juventude. Com o fechamento das escolas públicas em razão da pandemia da Covid-19, a Nagai e seus alunos, que também fazem parte das Redes Municipal e Estadual de Educação, se juntam ao instituto Estação das Letras, que trás o Projeto Rodas de Leitura, de forma online para estes moradores.

As Rodas têm, ao todo, três meses de encontros semanais com leitura e mediação de professores especializados em torno da obra de três escritores escolhidos pela curadoria do projeto. Cada roda de leitura vai abordar uma obra diferente, tendo a duração de quatro semanas e atendendo uma faixa etária específica (5 a 8 anos; 9 a 12; e de 13 a 21 anos).

Os autores comparecem ao último encontro de cada ciclo para uma interação, que será aberta ao público. Todos os jovens participantes irão receber um exemplar do livro trabalhado, adequado à sua faixa etária. Os encontros irão contar com a presença de nomes influentes da literatura brasileira como Bia Bedran, Daniel Munduruku e Conceição Evaristo.