Castramóvel vai levar atendimento gratuito a animais em favelas

Unidade móvel veterinária começa a atender pelo Tuiuti; previsão é que possam ser cadastrados 30 animais domésticos por dia

Castramóvel vai levar atendimento gratuito a animais em favelas

O Ônibus Castramóvel (unidade móvel de Saúde Médica Veterinária) foi inaugurado nesta segunda-feira (08) pelo prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) para facilitar o acesso de moradores de favelas cariocas a serviços veterinários para seus bichinhos. O atendimento vai ser iniciado no próximo dia 22/06 na CADEG para animais do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão. A unidade móvel é adaptada com centro cirúrgico e poderá realizar cirurgias de esterilização em cães e gatos. 

A previsão é que possam ser cadastrados 30 animais domésticos por dia e cerca de 300 animais sejam beneficiados em cada localidade atendida pelo Castramóvel. O agendamento para castração deve ser feito pelo aplicativo Bicho Rio, da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem), disponível no Google Play ou no iTunes. Para agendar atendimento é necessário preencher dados pessoais, como CPF, endereço, telefone, e informar as características dos animais. Também dá para ter mais informações pelo whatsapp (21)99399-3968 e pelas redes sociais da Subem.

A prestação de serviços de castração de animais em unidades móveis foi instituída pela Lei 6351/2018 do vereador Luiz Carlos Ramos Filho (PMN), presidente da Comissão dos Direitos dos Animais na Câmara Municipal do Rio. “A castração é um serviço essencial para o controle de natalidade dos animais e o Castramóvel facilitará a oferta desse serviço nas áreas mais carentes. Apresentei esta proposta pensando nas pessoas que precisam castrar seus animais, mas que não têm condições financeiras. O Castramóvel vai chegar nas comunidades, onde é grande o número de animais pelas ruas. É fundamental que o poder público chegue junto para ajudar a quem mais precisa”, explica o vereador.

De acordo com a prefeitura, após o Morro do Tuiuti, o Castramóvel deve ir para Borel, Mangueira, Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus e Vila Kennedy. A estimativa é esterilizar mais de 3.000 animais a unidade móvel. A cidade do Rio tem atualmente cinco unidades de atendimento médico veterinário gratuito:

– Bonsucesso: av. Brasil, esquina com a rua Teixeira Ribeiro (passarela 9);

– Engenho de Dentro: rua Dois de Fevereiro, 711 (ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambuco);

– Guaratiba: Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5.620 (ao lado do Posto de saúde Maia Bittencourt);

– Campo Grande: estrada do Tingui, s/n, praça da Oiticica;

– Bangu: rua Sidney, altura do Nº 97A, praça Guilherme da SIlveira.