Prefeitura instala tomógrafo no Centro de Imagem da Maré

Neste sábado (30), o Complexo da Maré recebeu a instalação de um tomógrafo, na Clínica da Família Adib Jatene, Vila do Pinheiro. O equipamento de alta resolução é utilizado para

Prefeitura instala tomógrafo no Centro de Imagem da Maré

Neste sábado (30), o Complexo da Maré recebeu a instalação de um tomógrafo, na Clínica da Família Adib Jatene, Vila do Pinheiro. O equipamento de alta resolução é utilizado para ajudar a diagnosticar fraturas, tumores, AVC (acidente vascular cerebral), nódulos e o vírus Covid-19. A capacidade de operação é de até 1200 exames por mês.

Covid-19: Favelas registram mais de 1.000 casos; mortes chegam a 254

A instalação é vista como essencial pelos moradores da região. Para Gizele Martins, comunicadora comunitária da Maré, essa ação precisa de manutenção para ter melhor resultado.

Um aparelho como esse é de extrema importância, traz o diagnóstico com mais rapidez em relação aos diversos tipos de doença e faz com que a população não tenha que se deslocar para outros hospitais ou clínicas longe da nossa favela. Isso facilita. Precisamos de mais aparelhos como esses não só na Maré, mas em outras favelas também, facilitando assim o trabalho de quem tá dentro das clínicas e postos de saúde. A gente tá vivendo uma pandemia, então é preciso manter e cuidar de um aparelho como esse. Os órgãos públicos precisam garantir esse direito à saúde pública. Tem toda uma estrutura que precisa ser garantida. A energia, treinamento de profissionais para usar o aparelho e manutenção“, diz Gizele.

Gizele Martins