Primeiro Simuladão do ENEM na Maré acontece amanhã na Nova Holanda

Exame é promovido pelo projeto UniFavela

Primeiro Simuladão do ENEM na Maré acontece amanhã na Nova Holanda

O primeiro simulado aberto #ENEM2019 da Maré acontece amanhã no Instituto Vida Real, localizado atrás da Clínica da Família ao final da Rua Teixeira Ribeiro, na favela Nova Holanda. O exame é promovido pelo projeto de pré vestibular comunitário UniFavela, que auxilia jovens da comunidade a conquistarem vaga na Universidade.

O  simulado será aplicado nos moldes do ENEM 2019, contendo o mesmo número de questões, áreas de conhecimento, padrão de conteúdo,  horários e distribuição de dias. Professor de português e redação, o educador popular Laerte Breno é um dos idealizadores do simuladão e promete que assim como no grande dia, a segurança do instituto estará atenta para não deixar passar ninguém depois da hora marcada.

Laerte é um dos idealizadores do simuladão. Foto:Renato Moura/ Voz das Comunidades

“A UniFavela surgiu no segundo semestre do ano passado. A gente se reunia na laje e iniciamos com oito alunos, logo depois já éramos em quinze. Pouco antes da prova do Enem contamos uns 30 na turma. Dessa vez sentimos a necessidade de criar um simulado”, conta.

No total, 40 estudantes da região da Maré e favelas próximas se inscreveram e a estudante Lindalva do Nascimento, de 22 anos, conta que já está tão nervosa como se estivesse na véspera do Enem. “Eu espero estar na UERJ ano que vem. Estou tentando para psicologia e acredito que o simulado vai me deixar mais preparada para a prova real no fim do ano. Quando decidi fazer faculdade eu já botei na minha cabeça que tinha que ser pública e agora estou me preparando pra conquistar uma vaga”. 

Lindalva está se dedicando para ingressar no curso de psicologia da UERJ. Foto: Renato Moura/ Voz das Comunidades

A moradora da Nova Holanda Rafaella Cardoso Cabral também é aluna da UniFavela e diz que vê o simulado como uma maneira de se familiarizar com o dia do exam. “Fiz o Enem ano passado, mas muitas pessoas vão fazer a prova pela primeira vez, então é legal a gente já chegar conhecendo as regras”. 

Rafaella vai realizar o exame do ENEM pela segunda fez e vai se preparar no simulado. Foto:Renato Moura/Voz das Comunidades

As questões da prova foram criadas por professores do pré a partir do conteúdo apresentado durante as aulas. A diagramação está o mais próximo da real, inclusive, os documentos vão chegar lacrados nas salas onde serão entregues aos vestibulandos junto com o cartão resposta, que deve ser preenchido de acordo com as normas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Deixe comentário