Ato a favor da saúde pública acontece amanhã em frente a UPA do Alemão

A UPA fica na Estrada do Itararé, uma das principais vidas do Complexo do Alemão

Ato a favor da saúde pública acontece amanhã em frente a UPA do Alemão

Pacientes, moradores e presidentes das associações de moradores do Complexo do Alemão vão se unir na manhã da próxima quinta-feira, dia 20 de fevereiro às 8h, em frente a Unidade de pronto Atendimento Dra. Zilda Arns, a UPA do Alemão, para um grande ato a favor da saúde pública.

A convocação já circula nas redes sociais convidando todos para somar na manifestação e participar do abaixo-assinado, que pede a volta dos profissionais da Clínica da Família, do CAPS e da UPA.

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura afirma que o espaço de saúde continua recebendo pacientes, mas assume os problemas na prestação dos serviços. De acordo com a nota, a partir de sexta-feira, dia 21 de fevereiro, a RioSaúde toma posse como gestora das unidades e um novo concurso voltado para profissionais de saúde da família está em andamento.

Leia a nota completa:

A Clínica da Família Zilda Arns e o CAPS João Ferreira Silva Filho estão funcionando. Hoje  na CF Zilda Arns estão sendo realizados curativos, coleta de exames, consultas e vacinação. O CAPS também está funcionando e realizando atendimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde vem adotando medidas para garantir para o cumprimento do contrato pela OS Viva Rio. A organização social não pode descumprir integralmente o contrato que tem com a Prefeitura.

É importante destacar que, justamente por esses problemas verificados na prestação de serviço, a Prefeitura decidiu substituir a OS pela RioSaúde.

Numa reunião na quinta-feira, com representantes da Defensoria, a Organização Social se comprometeu a manter as unidades funcionando e com quadro profissional completo até o fim do contrato, no dia 20. A OS informou que faria uma contratação emergencial de profissionais, se fosse preciso.

A RioSaúde assume a gestão das unidades no  próximo 21 e já tem um novo concurso voltado para profissionais de saúde da família.

Nesta segunda-feira (17), cerca de 211 profissionais, entre eles dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e radiologia, foram chamados pela RioSaúde para atuar nas unidades que vai assumir em substituição a essa OS.

Deixe comentário