Jojô Serviços: a empresa que venceu a crise e ajuda moradores do Alemão

Desde 2016 empresa auxilia moradores com serviços referentes a documentação

Jojô Serviços: a empresa que venceu a crise e ajuda moradores do Alemão

Com um escritório na Associação de Moradores da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, a Jojô Serviços montou um modelo de prestação de serviços que facilita a vida dos moradores do Alemão e adjacências. A empresa que oferece de xerox à agendamentos de documentações em geral, vem sendo uma facilitadora na vida de muitos. 

Fundado em 2016 pela gestora de recursos humanos, Joelma Alcântara, a empresa surgiu em meio à crise no país, após os clientes começarem a procurar determinados serviços no local que antes atendia com consórcio de casa, carros e motos.  

“Nós fazíamos outras coisas, não era a Jojô Serviços, era uma empresa de consórcio. Aí, veio a crise e ninguém queria comprar consórcio e alguns clientes começaram a bater aqui perguntando se fazíamos currículo, agendamento de documentos e como foi surgindo essa procura, mudamos pra esse ramo de prestação de serviços”, contou Joelma. 

Com a visão empreendedora, Jojô contou que chegou em alguns momentos nos quais clientes pediam serviços que ela ainda não sabia fazer e para não perder o cliente, ela dizia que a empresa iria começar a ter esse tipo de atendimento na próxima semana e assim, marcava o retorno do cliente, e nesse meio tempo, procurava aprender o serviço ou buscava uma parceria para não deixar de atender. 

“Logo no início alguns vinham aqui e procuravam coisas que ainda não fazia, e o que eu fazia era dizer para voltarem em 07 dias e nesse tempo eu estudava para atender naquele serviço ou ia em busca de algum parceiro que pudesse atender. Hoje, oferecemos mais de 30 tipos de serviço e temos parceria com advogado, contador, tudo para facilitar a vida de quem vem em busca de auxílio”, disse ela. 

Com um alto índice de desemprego no Rio de Janeiro, Jojô contou que um dos serviços mais procurados pelos moradores são a criação e envio de currículo, segundo ela, alguns ainda chegam com o currículo feito de maneira errada e além de fazer, ela ainda auxilia as pessoas na construção de um currículo adequado com a necessidades do mercado de trabalho. 

Joelma Alcântara, fundadora da Jojô Serviços (Foto: Renato Moura/Voz das Comunidades)

“A maior procura por aqui é para o envio e construção de currículo. Muitos chegam aqui com o currículo com as informações expostas de forma errada e isso dificulta na hora de arrumar um emprego. Alguns nunca trabalharam com carteira assinada, mas tem uma experiência e acha que não podem colocar isso, então eu explico que pode ser colocado apenas acrescentando ao lado que é sem registro em carteira. Um currículo bem feito é essencial para que a pessoa possa passar na etapa inicial de um processo seletivo”, explicou. 

Com o intuito de atender o cliente da melhor maneira possível, Jojô revelou que está sempre aprendendo, buscando informações para melhorar cada vez mais o atendimento, ela contou ainda que há clientes que chegam e falam que ali conseguem resolver tudo. 

“Tem clientes que brincam dizendo que aqui acham de tudo, que chega aqui resolvem de documentação até na compra de cosméticos, já que eu sou também representante de produtos de beleza. E a minha ideia é essa, sempre poder ajudar quem vem aqui”, contou. 

Sobre as dificuldades do dia a dia, Jojô contou que nem sempre é fácil, que empreender tem suas barreiras, mas que o importante é sempre estar atenta ao mercado de trabalho, buscar qualificação para não ficar para trás e ter paciência, porque com pressa ninguém consegue empreender. 

“Comecei o negócio em meio à crise, mas sempre tive em mente que nada era da noite pro dia e de acordo com a procura, fui me adequando a necessidade do cliente. Estou sempre em workshop, me atualizando sobre currículos para estar sempre pronta para ajudar”, ressaltou. 

Serviços prestados pela empresa

Além de todo atendimento presencial, que de segunda à quinta atende de 9h às 18h30 e as sextas vai de 10h às 18h30. Em breve, Jojô também terá um site que tem acesso mobile – que ganhou ao ser vencedora no prêmio Start up em favelas 2.0 – para facilitar o atendimento à distância ao cliente. 

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