Esgoto a céu aberto e lixo em valão tomam conta da região das Casinhas, no Complexo do Alemão

Com essa situação, o mau cheiro e insetos transmissores de doenças invadem as casas dos moradores da localidade

Esgoto a céu aberto e lixo em valão tomam conta da região das Casinhas, no Complexo do Alemão

Foto: Amanda Botelho / Voz das Comunidades

A falta de saneamento básico está atingindo moradores das Casinhas, no Complexo do Alemão. O rio da localidade virou um valão com esgoto a céu aberto e muitos lixos. Como resultado, o mau cheiro e insetos transmissores de doenças invadem as casas da região.

De acordo com relatos de moradores, o Rio das Casinhas está nessa situação de descaso há mais de 5 anos. Para Rubens de Jesus, de 66 anos, morador antigo da localidade, as repartições responsáveis precisam providenciar a manutenção do rio. Por outro lado, Rubens também destaca que os próprios moradores devem colaborar não jogando lixo no rio.

Rubens de Jesus. Foto: William Santos / Voz das Comunidades

Com isso, foram acionadas as autoridades entrando em contato, primeiramente, com a Rio Águas. Em resposta, a empresa informou que a Cedae é a responsável pelo esgoto na comunidade. De acordo com a Cedae, técnicos estiveram no local e não há vazamento em redes da Companhia. Quanto ao lixo, o rio foi vistoriado por uma equipe da Comlurb. Segundo a empresa, o serviço de remoção vai entrar na programação. Por fim, a situação foi relatada para a secretaria da Zona Norte, mas, até o momento da publicação desta reportagem, não houve retorno.

“Por favor, vem ajudar a gente a limpar esse rio. É muito mosquito, rato que já me mordeu. Eu não estou aguentando mais! Peço a vocês, por favor, ajuda a gente. Nós somos seres humanos, nós merecemos morar numa comunidade melhor”, desabafa a moradora Andréia Maria.

Andréia Maria. Foto: William Santos / Voz das Comunidades

Confira a reportagem completa no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=hT8jrAMAUCA