Funcionamento dos tomógrafos ainda gera dúvidas aos moradores

Rocinha, Cidade de Deus e Complexo da Maré tiveram o equipamento inaugurado durante a pandemia

Funcionamento dos tomógrafos ainda gera dúvidas aos moradores

Como medida de proteção contra a Covid-19, uma série de tomógrafos foram instalados em diferentes localidades do Rio de Janeiro. Comunidades como Rocinha, na Zona Sul, Complexo da Maré, Zona Norte, e Cidade de Deus, na Zona Oeste, tiveram o equipamento inaugurado durante o isolamento social devido a pandemia. Entretanto, em razão da demora na disponibilidade dos aparelhos para uso após da inauguração, o funcionamento desse ainda gera dúvidas aos moradores. Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (ASCOM SMS), os tomógrafos instalados nessas comunidades estão funcionando normalmente. 

Um tomógrafo tem capacidade para 1.200 exames por mês, porém apenas 622 exames foram realizados nessas unidades: 336 na Rocinha, 155 na Cidade de Deus e 131 na Maré. Alguns moradores relataram dificuldade em obter o encaminhamento para exames nos tomógrafos. A Secretaria Municipal de Saúde informou que os exames não são realizados por livre demanda do paciente. O usuário só pode realizar exames no tomógrafo após alguma unidade de saúde ter atendido esse paciente e solicitar, por meio de pedido médico, o exame necessário à Central de Regulação.

Inaugurações dos tomógrafos nas comunidades

A inauguração desses tomógrafos não garantiu o funcionamento imediato dos aparelhos. Em algumas localidades, o equipamento foi inaugurado sem data prevista para funcionamento.

O da Rocinha foi inaugurado dia 3 de junho, com a presença do Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, sem divulgação nas redes sociais e canais oficiais da prefeitura. O equipamento foi instalado no estacionamento de uma Igreja Universal, mesmo com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na comunidade. Além de problemas com o local de instalação, o tomógrafo demorou mais de 15 dias para ser disponibilizado para uso e, quando ainda não tinha sido utilizado, o aparelho deu pane por falta de refrigeração no ambiente.

No Complexo da Maré, o tomógrafo foi inaugurado dia 30 de maio no Centro de Imagem da Clínica da Família Adib Janete, na Vila do Pinheiro, mas não havia previsão para a data de funcionamento. Já na Cidade de Deus, o tomógrafo foi inaugurado dia 19 de maio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Utilidade dos tomógrafos

O Tomógrafo é um aparelho de alta resolução usado para diagnóstico por imagem de fraturas, nódulos, tumores e outros males. O equipamento também ajuda no diagnóstico da Covid-19, pois é capaz de identificar a pneumonia em estágio inicial. A iniciativa do Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, de instalá-los na cidade é uma estratégia de combate ao novo coronavírus, com o objetivo de auxiliar no tratamento do paciente e diagnóstico precoce da doença.