Iniciativa do Movimento TTK promove redescobrimento cultural na localidade do Catete

O projeto C.R.I.A selecionou quatro jovens moradores de favela para mentoria audiovisual sobre cultura

Iniciativa do Movimento TTK promove redescobrimento cultural na localidade do Catete

Foto: Reprodução

Um dos entendimentos que cerca a frase “pertencimento local” destaca que cada lugar carrega uma história singular com personagens e lembranças que transformam a personalidade cultural do local. Em busca de reascender e valorizar todos esses momentos no bairro do Catete, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Movimento TTK realiza o projeto C.R.I.A do TTK que introduz jovens de baixa renda selecionados para estudar conteúdos de audiovisual.

Nesta edição, o programa conta com a parceria da Lei Aldir Blanc, que estimula a cena da cultura e auxilia projetos artísticos. Idealizado pela iniciativa UrbanaMente, o C.R.I.A do TTK possui a parceria do produtor WCnoBeat – que colaborou com diversos cantores destaques da música brasileira – e, também, contará com a participação de quatro jovens moradores do Catete. Durante o curso, eles receberão mentorias e oficinas de curtas metragens com profissionais qualificados, onde o foco estará na relação da cultura urbana com o patrimônio material e imaterial da região.

Conheça o time C.R.I.A
Foto: Reprodução

Para incentivar as criatividades e o interesse nos conteúdos, o projeto investiu nas linguagens audiovisuais e fotográficas como bases educativas e estabeleceu o grafite, um dos elementos da cultura Hip-Hop, como objeto cultural a ser trabalhado.

“Não poderíamos estar mais felizes com nosso primeiro projeto de 2021. Eu sou cria do Catete e tenho um carinho especial por cada canto desse bairro. Em um passado recente vivenciamos uma espécie de decadência generalizada por aqui e não conseguia mais ver tudo de braços cruzados. Sempre defendi minha área e nada mais justo do que dar oportunidade, junto com o time que soma comigo na empresa, para que jovens se desenvolvam e construam um TTK cada vez mais cultural, inclusivo, efervescente”, comenta Jaxwell Nascimento, fundador do UrbaNaMente e idealizador do Movimento TTK.