Museu dos Meninos: a narrativa de jovens pretos moradores de favela

Em agosto, será possível acessar o Museu dos Meninos através de visitas guiadas on-line, que serão transmitidas pela plataforma Zoom

Museu dos Meninos: a narrativa de jovens pretos moradores de favela

Maurício Lima, ator e bailarino, nascido e criado no Complexo do Alemão, zona Norte do Rio de Janeiro, é o idealizador do Museu dos Meninos. A iniciativa tem como finalidade criar e preservar a história de jovens pretos e moradores de favela, com um projeto artístico e transdisciplinar, de mapeamento e preservação de memória.

O Museu dos Meninos traz um acervo com uma série de 30 vídeos-depoimento de homens jovens negros, entre 15 e 29 anos, moradores do Complexo do Alemão. Esses jovens narram suas próprias histórias, pensamentos e sonhos. O projeto é antirracismo e contra o genocídio do povo preto no país em que, a cada duas horas, sete jovens negros são assassinados.

Filmagem de depoimentos. Foto: Divulgação

Nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto será possível ter acesso ao Museu dos Meninos através de visitas guiadas on-line, que serão transmitidas pela plataforma Zoom. Além de contemplar a representatividade, com a presença de pensadores, políticos e ativistas negros, nacionais e internacionais, serão debatidas questões sobre o racismo a partir das obras do museu. Dentre os convidados estão Djamila Ribeiro, Erica Malunguinho, Joacine Katar, Edgar, Mitchell Esajas e Jessica de Abreu. 

Acesse o site do Museu dos Meninos para conhecer as histórias e acessar o link para as visitas guiadas on-line.