Instituto Arteiros abre inscrições para curso de teatro na Cidade de Deus

As inscrições serão realizadas até o dia 15 de fevereiro. O curso é totalmente gratuito

Instituto Arteiros abre inscrições para curso de teatro na Cidade de Deus

Foto: Divulgação / Arteiros

Os Arteiros é um grupo teatral reconhecido internacionalmente pela personalidade e pela luta de grande trajetória na favela da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. Idealizado pelo cineasta Rodrigo Felha e pelo ator Ricardo Fernandes, o grupo já vem atuando há pelos menos uns 10 anos e coleciona prêmios pelos trabalhos realizados.

O seu objetivo é inserir cultura e arte no território da Cidade de Deus, estimular o autoconhecimento, elevar o interesse pela leitura, estimular o pensamento crítico, ativando a criatividade e ajudando na interação com outros colegas.

O instituto deu início as inscrições para oficinas de teatro, para desenvolver as aulas de artes cênicas, leitura dramatizada, postura teatral e improvisação, voltadas as crianças entre 7 e 15 anos. Com isso, elas poderão iniciar o acesso ao mundo das artes e suas vertentes, de forma lúdica e interativa.

As aulas acontecem três vezes por semana. Fotos: Divulgação / Arteiros

As aulas vão acontecer três vezes por semana. Sendo assim, as segundas-feiras às crianças com idade de 7 a 10 anos, no horário da tarde, as quartas-feiras e sextas-feiras às crianças com idade de 11 a 15 anos, também no período da tarde.

Por conta da pandemia, os Arteiros ficaram um ano inteiro parados com todas as atividades do instituto. Mas, mantiveram contato com os responsáveis e crianças durante todo esse ano de 2020 (dando suporte emocional e ajudando no que conseguiam).

Agora, com a volta às aulas presenciais, na sede do instituto, o foco é pensar principalmente nas necessidades dos alunos adquirirem uma melhora e um equilíbrio na saúde mental e física. Além disso, reforçam que voltarão as atividades tomando todas as precauções e cuidados que a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica.

“O retorno às aulas nos traz uma sensação de acolhimento, pois as crianças estão sem exercitar e debater conteúdos artísticos e culturais como deveriam, o que eleva a autoestima e pró atividade. Tendo todos os cuidados necessários, conseguiremos voltar a exalar afetividade”, diz Rodrigo Felha.

As inscrições vão até 15 de fevereiro
Banner: Divulgação

As aulas terão distanciamento social, marcações no chão, uso de máscaras durante as tarefas, medição de temperatura, antes de entrar, e o uso de álcool em gel.

“A arte é o DNA do instituto arteiros e o teatro é uma das principais ferramentas que usamos no desenvolvimento dos nosso trabalhos. Em 2021 contaremos histórias nos palcos ou lives para aliviar as dores deixadas pela Covid-19”, diz Ricardo Fernandes um dos idealizadores do projeto.

Para se inscrever, basta retirar a ficha de inscrição no próprio Instituto ou mandar um mensagem via wattsapp para (21) 969580410. As inscrições serão realizadas até o dia 15 de fevereiro.