Passando a visão: DJ Zullu, L7NNON e Rony Oliveira gravam videoclipe na Penha

Misturando ritmos que embalam as comunidades cariocas, a letra da música explora as vivências de moradores desses territórios

Passando a visão: DJ Zullu, L7NNON e Rony Oliveira gravam videoclipe na Penha

Foto: Matheus Guimarães / Voz das Comunidades

Além de carregar diversas possibilidades artísticas, o gênero musical rap possui um grande poder de transformação social através dos pilares da cultura do Hip-Hop. Com o objetivo de levar esses valores para os moradores de comunidades cariocas, os artistas cariocas DJ Zullu, L7NNON e Leo do Kick realizaram, na última quarta-feira (14), a gravação do videoclipe da música “Visão”. A produção conta com a interpretação do influencer Rony Oliveira, na Igreja Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, no alto do Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Mesclando os ritmos que embalam as comunidades cariocas, como o tradicional 150 BPM (batidas por minuto), a letra da música explora as vivências desses territórios, com os artistas auxiliando um jovem, interpretado por Rony, a seguir um caminho mais próspero e longe das problemáticas que existem nesses espaços, como a criminalidade e o uso de substâncias.

“Nós também viemos de uma realidade parecida com a deles e como artistas renomados no cenário musical, a gente entende que é necessário servimos de exemplo para esses jovens”, comenta DJ Zullu.

DJ Zullu é uma das tendências no cenário musical carioca.
Foto: Reprodução/Instagram

Para Rony, que dá “vida” ao personagem principal do videoclipe, a participação é essencial em sua trajetória, pois foram os jovens das comunidades cariocas que sempre apoiaram o trabalho realizado por ele e auxiliar nesse desenvolvimento pessoal dos moradores é como se fosse um retorno desse incentivo depositado.

“As crianças sempre apoiam os meus vídeos, comentam as fotos e compartilham os meus trabalhos. Ontem, eu era criança e tinha o sonho de estar aqui. Hoje, são eles. Servir de exemplo para essa criançada é muito bom, quem sabe amanhã eles estão aqui também”, comenta, enquanto as crianças da Penha gritam o seu bordão “Rony é Cabuloso” no portão do Konteiner, um dos espaços utilizados para a gravação.

O influencer Rony Oliveira interpreta o personagem principal da música “Visão” nas ruas do Complexo da Penha.
Foto: Matheus Guimarães/Voz das Comunidades.

Já L7NNON, enxerga na música a possibilidade de mostrar outros caminhos e realidades para o pessoal das comunidades cariocas. De acordo com ele, a arte é uma das ferramentas mais transformadoras nesse espaço e o rap atua como uma arma de protesto. “Às vezes, os jovens não possuem um acesso às oportunidades, sem uma perspectiva de futuro e sem uma figura para instruir, seja materna ou paterna, falta alguém para passar a visão, mostrar outros caminhos possíveis e tal”, explica.

L7NNON é um dos nomes mais populares no rap nacional.
Foto: Matheus Guimarães/Voz das Comunidades.

Além da mistura de ritmos, a faixa traz consigo, na parte do refrão, a participação de um grupo de cantores que formam um “coral”. Com data de lançamento prevista para o dia 06 de agosto, a música estará nos canais de streaming do artista DJ Zullu.