Prefeitura do Rio homenageia juventude periférica que atua no combate à Covid-19

Na manhã deste sábado (09) na Cidade de Deus, a Secretaria Especial da Juventude iniciou de uma série de homenagens aos jovens de comunidades

Prefeitura do Rio homenageia juventude periférica que atua no combate à Covid-19

Foto: Reprodução

Na manhã deste sábado (09) na Cidade de Deus, Zona Oeste da cidade, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial da Juventude, deu o pontapé inicial em uma série de homenagens à juventude carioca (que vem atuando no combate à Covid-19).

A homenagem é a primeira ação pública da JUVRio, Secretaria criada na gestão do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), a fim de formular e implementar políticas públicas voltadas especificamente para juventude da cidade. A placa está na Praça Padre Júlio Groten, espaço que, nos últimos meses, passou por uma revitalização completa.

Diálogo com a juventude

O prefeito Eduardo Paes (DEM) participou da inauguração. Além disso, reforçou a importância do diálogo aberto do atual governo com as lideranças e coletivos que recebem a homenagem. “Essas organizações não existem para substituir o poder público, mas sim para somar com a gente. Infelizmente na gestão anterior isso não aconteceu e eles tiveram que correr atrás. Então, esse momento é para homenagear essas pessoas que foram à luta em um momento difícil. A diferença agora é que vocês não estão mais sozinhos”, afirmou o prefeito da cidade.

O secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, destacou a importância da homenagem como ação prioritária dos primeiros 15 dias de governo. “Os jovens periféricos foram protagonistas na mobilização para reduzir os impactos diretos da pandemia de Covid-19 em seus territórios. É simbólico que nossa primeira grande ação destaque a juventude carioca, que já está fazendo acontecer, que está correndo atrás, não apenas da sua sobrevivência, mas também dos demais”. Ressaltou o novo secretário, cria da própria Cidade de Deus. 

Foto: Reprodução

Até o dia 15 de janeiro vão instalar outros nove Memoriais da Luta da Juventude em outros pontos da cidade. Estes lugares são: Maré, Vila Kennedy, Jacarezinho, Alemão, Rocinha, Providência, Bancários e, por fim, Santa Cruz.