Prefeitura entrega apostilas do ensino fundamental a moradores do Alemão

9 pontos realizaram as distribuições dos materiais escolares e kits de higienização

Prefeitura entrega apostilas do ensino fundamental a moradores do Alemão

Desde a última segunda-feira (08/06), a prefeitura da cidade do Rio separou em nove pontos do Complexo do Alemão as apostilas escolares da rede municipal de ensino, destinadas a estudantes sem condições de acesso ao material. As apostilas pedagógicas do Ensino Fundamental Carioquinhas e Pré-Escola, cadernos do 1° ao 5° ano e álcool em gel, foram distribuídas entre as associações de moradores da Grota, Nova Brasília, Alvorada, Baiana, Morro do Adeus, Palmeiras, Caixa d’água e no Projeto Associação Semear Liberdade (localizado Condomínio das Palmeiras ao lado da Escola Municipal Vera Saback, na Avenida do Itararé).

Marquinho Balão é presidente da Associação de Moradores da Grota, no Alemão. Foto: reprodução

Tendo em vista as muitas dificuldades dos moradores de favelas com o atual modelo de ensino a distância, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou as apostilas escolares a moradores que não estavam conseguindo ter acesso ao material. Uma das dificuldades é a ausência de meios para acessar o material de estudo, como internet ou até aparelhos, como smartphones ou computadores.

A intenção da Secretaria de Educação era que fosse uma disponibilização sigilosa, mas sem deixar de atender aos moradores. As recomendações para distribuição visavam a qualquer custo evitar aglomerações na hora da entrega do material escolar, por isso não houve divulgação por parte das associações ou até mesmo do Voz das Comunidades sobre as apostilas. 

A ação que anteriormente estava marcada para  21 de maio foi suspensa devido a violenta operação policial que ocorreu naquele dia e resultou na morte de 12 pessoas. Fora o fechamento da Vila Olímpica Carlos Castilho, localizada próxima da entrada da Grota, devido às medidas adotadas contra a Covid-19.