Prefeitura está com inscrições abertas para curso de capacitação de lideranças comunitárias

A iniciativa tem como objetivo orientar e qualificar líderes comunitários para atuarem na construção de políticas públicas

Prefeitura está com inscrições abertas para curso de capacitação de lideranças comunitárias

Foto: Renato Moura / Voz das Comunidades

A Prefeitura do Rio anunciou semana passada um curso de capacitação para pessoas que atuam nas comunidades lutando por melhores condições de vida. O curso Seac-Rio em Rede – Líderes que Transformam – está com inscrições abertas até o dia 23 deste mês. A iniciativa está sendo promovida pela Secretaria Especial de Ação Comunitária. Os participantes receberão orientações sobre como acompanhar as políticas públicas.

Durante toda a pandemia da covid-19, ficou evidente a importância dos coletivos comunitários, principalmente no que diz respeito a tentar amenizar os impactos sociais causados pelo atual momento. Com isso, a Secretaria de Ação Comunitária decidiu promover o curso e oferecer capacitação para que estas lideranças comunitárias possam contribuir no processo de planejamento das políticas públicas a serem implantadas na cidade, gestão e gerenciamento de crises e, também, oferecer conhecimento sobre defesa dos direitos humanos.

Rede de consciência social

“A secretaria da  Ação Comunitária foi criada para dar voz e vez às favelas e comunidades. Somos responsáveis pela aproximação do poder público com as favelas e comunidades cariocas, assegurando a participação popular na gestão pública. É através da secretaria que os principais serviços da Prefeitura chegarão a quem mais precisa”, ressaltou a secretária de Ação Comunitária Marli Peçanha. 

Marli Peçanha, secretária de Ação Comunitária
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A secretária também destacou a relevância deste curso para ampliar ainda mais a rede de consciência social nas favelas do Rio “Esse curso, que é uma ação inédita na Prefeitura, mostra o quanto está sendo tratada com seriedade a parceria que temos com as lideranças comunitárias. Estamos mostrando o quanto é importante andarmos lado a lado com os líderes. Somando conhecimento, seremos capazes de exercer a nossa plena cidadania e continuar inspirando e engajando moradores e multiplicadores conscientes”.

Inscrições

O curso é gratuito e terá quatro módulos sobre direitos, deveres, cidadania, políticas públicas e empreendedorismo comunitário e social. As aulas serão nos dias 9 e 18 de agosto e 8 e 22 de setembro. São 120 vagas distribuídas entre turmas nos sistemas online e presencial, nos turnos da manhã e da tarde. A qualificação terá declaração de participação.

As inscrições são feitas através do Google Formulário. É necessário enviar cópias da identidade, do CPF e do CNPJ (para entidades) para o e-mail [email protected] As aulas presenciais acontecerão no auditório da sede da Prefeitura, Rua Afonso Cavalcanti 455. A participação online será por meio de uma plataforma a ser definida.