Projeto Pedaladas do Amanhã no Morro dos Macacos arrecada bicicletas para as crianças

O projeto faz mobilização de captação de bicicletas para as crianças do morro, para que elas possam fazer os passeios em grupo por dentro e fora da favela

Foto: Reprodução

O projeto Pedaladas do Amanhã no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, está transformando a vida da criançada. Pois, a bicicleta passou a ser um aliado importante para a saúde, inclusive mental, dos pequenos nesse momento de pandemia.

As ações são lideradas por Leandro de Almeida Tavares, morador do Morro dos Macacos, que é o responsável por organizar passeios em toda a cidade e até em outros municípios. Com isso, as crianças do Morro dos Macacos começaram a se interessar cada vez mais pelas ações esportivas, fazendo com que Leandro percebesse a necessidade de todos terem uma bicicleta também.

“Sempre utilizei a bicicleta para lazer e trabalho. O grupo Pedalada do Amanhã ganhou corpo na Pandemia e os olhares fascinados das crianças foram motivadores para criarmos campanha de captação de bicicleta. Hoje, eu tenho uma oficina para reparos até fazer a entrega a um contemplado, geralmente, 90% das vezes, crianças”, diz Leandro Vieira sobre o projeto.

o grupo iniciou a busca por bicicletas que não estavam sendo utilizadas em condomínios próximo ao morro para que todas as crianças participem.
Foto: Divulgação

A importância da mobilização nas redes

Foi através das suas redes sociais, então, que houve engajamento de muitas pessoas para que fizessem as doações de bicicletas destinadas às crianças do Morro. Dessa maneira, com essa campanha virtual, Leandro arrecadou mais de 40 bicicletas para a criançada que participam das pedaladas pela favela.

Para Leandro o projeto vai muito além de andar de bicicleta: “Hoje, muitas crianças já participam conosco de percursos de média distância. Assim, possibilitando deles saírem do Morro, conhecerem locais novos na cidade e participar seguindo regras, disciplinas e comprometimento de cooperação“.

Por conta da Pandemia as crianças percorrem por dentro do Morro dos Macacos e ainda ganham lanches.
Foto: Divulgação

Além dos passeios, o projeto também proporciona lanches para os pequenos. E com o aumento do número de participantes, o grupo iniciou a busca por bicicletas que não estavam sendo utilizadas em condomínios próximo ao morro, para que todas as crianças se envolvessem.

Leandro e as crianças arrumando as bicicletas doadas.
Foto: Divulgação

Por conta da pandemia, não estão fazendo percursos longos. Entretanto, todo o fim de semana acontece um “role” dentro da favela, explorando seus caminhos, trilhas e visual que o Morro dos Macacos possui.

Quem quiser doar ou ajudar o projeto Pedaladas do Amanhã, basta entrar em contato via Facebook ou Instagram do Pedalada do Amanhã.