Foto: Melissa Cannabrava / Voz das Comunidades

Segundo o Painel Coronavírus nas Favelas – gerenciado pelo Voz das Comunidades e que utiliza informações das clínicas da família e dos governos -, nesta terça-feira (19), a Rocinha, comunidade da zona sul do Rio, chegou a 104 casos confirmados de covid-19. De domingo (17) para segunda, foram registrados 6 novas contaminações e 2 óbitos causados pelo novo coronavírus. Atualmente são 46 óbitos até às 10h30 da manhã desta terça. A favela foi a primeira a confirmar casos da doença e continua liderando de forma isolada a lista que monitora a infecção em comunidades.

A Rocinha já tem mais casos de coronavírus confirmados que cerca de 47 países no mundo e mais mortes que, pelo menos, 90 países onde há relatos da doença. A Angola, por exemplo, registra 50 pessoas infectadas e 3 mortes. O Suriname, que fica na América do Sul e faz fronteira com o Brasil, tem apenas 11 casos de covid-19 e um óbito. Até mesmo alguns países que registram grande número de pessoas com a doença, têm menos mortes que a Rocinha. Como o Catar que tem 33.969 casos confirmados mas registra 15 mortes, 27 a menos que a favela. Assim como Singapura que tem 28.343 casos e 22 mortes, número que representa quase a metade do que há na Rocinha.

Comparando os casos em todas as favelas, os números seriam ainda maiores. são 487 moradores infectados e o número de mortes devido ao vírus já chegou a 168. O Rio de Janeiro também ultrapassa dezenas de países em casos confirmados e mortes pelo novo coronavírus. São 22.246 pessoas infectadas e 2.715 óbitos. É o segundo estado do Brasil em número de casos de covid-19.

Brasil é o terceiro no mundo

Nesta segunda (18) o Brasil ultrapassou o número de 250 mil pessoas diagnosticadas com covid-19, e se tornou o terceiro país com maior número de contaminados pela doença causada pelo novo coronavírus. São 254.220 casos oficiais, 13.140 dos quais confirmados entre ontem e hoje pelo Ministério da Saúde. De acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, foram registrados 16.792 óbitos, sendo 674 nas últimas 24 horas.

Dessa forma, o Brasil passou o Reino Unido e é o terceiro país com mais casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, o Reino Unido tinha, até 19h45, pouco mais de 247 mil casos. No topo da lista ainda aparecem a Rússia (290 mil) e Estados Unidos (1,5 milhão). Há estimativas que o Brasil ultrapasse a Rússia nos próximos dias e atinja a segunda posição no ranking.

COMPARTILHAR