Vila Cruzeiro se tornou a primeira favela do Rio a ter e-boxes de entregas

O serviço está sendo implementado em conjunto com a comunidade, contando com a participação ativa de moradores e fornecedores da região

Vila Cruzeiro se tornou a primeira favela do Rio a ter e-boxes de entregas

Os moradores da Vila Cruzeiro na Penha, Zona Norte da cidade, agora têm um ponto onde podem retirar suas encomendas online e correspondências, de maneira fácil e rápida. A novidade se trata de um serviço de caixa postal inteligente, cuja função é receber compras feitas pela Internet. A inovação é fruto da parceria entre a Clique Retire e o Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social.

Historicamente, quem mora em comunidade sempre enfrentou inúmeros problemas no que se refere ao recebimento de correspondências e pedidos (feitos de forma online). O projeto dos e-boxes instalados na Vila Cruzeiro foi desenvolvido para suprir as necessidades dessas pessoas que, agora, vão poder usufruir de um direito básico: receber pacotes, mercadorias ou correspondências de forma conveniente.

Os e-boxes instalados na sede da ONG Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social, que fica na Estrada José Rucas, 1.266.
Foto: Fernanda Vidoti / Reprodução

Foi pensando nisso que a Clique Retire e o Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social decidiram, então, lançar essa ação. No entanto, ainda está em fase de testes. O serviço de e-Boxes, ou armários inteligentes, auxiliará muitos moradores da localidade da Vila Cruzeiro, que reúne aproximadamente de 120 mil moradores.

O serviço está sendo implementado em conjunto com a própria comunidade. Conta com a participação ativa de moradores e fornecedores da região em diversas etapas do processo. Além disso, parte da renda arrecadada com as assinaturas será revertida para a Atitude Social, que atendia antes da pandemia quase 8.300 pessoas (de crianças até idosos).

Como funcionará o serviço

Para utilização por pessoas físicas e microempresários, é necessário:

1– Cadastrar-se no site da Clique Retire ou pelo aplicativo do serviço.

2 – Ao realizar a compra pela internet, o cliente coloca seu código pessoal ao lado do seu nome e usa o endereço da empresa no Rio.

3 – Quando o produto chega, a Clique Retire envia um aviso por SMS e o prazo para retirada é de até 72 horas.

4 – A partir de então é só se dirigir ao e-Box escolhido, utilizar o QR code recebido para abrir o compartimento e retirar o produto comprado. 

Sandra Vieira da ONG Atitude Social comemora a chegada do box.
Foto: Fernanda Vidoti / Reprodução

Vale lembrar que há um formato máximo das gavetas para recebimento das encomendas. As dimensões da embalagem do produto devem ter até 34cm x 39cm x 47cm (comportam até uma caixa de micro-ondas, por exemplo).

“A Vila Cruzeiro foi a primeira e a Clique Retire está trabalhando para instalar e-Boxes em outras comunidades ainda no primeiro semestre de 2021. Se considerarmos que no Brasil pessoas que sofrem com restrição logística giram em torno de 10 e 30 milhões, nossa missão está apenas começando”, falou Gustavo Artuzo, diretor executivo da Clique Retire, afirmando que a empresa planeja expandir para outras comunidades do Rio.