#COVID19NasFavelas: Turismo é cancelado em comunidades da Zona Sul

Há dois dias, a associação de moradores da Rocinha, zona sul do Rio, recomentou que turistas não visitem a comunidade com a intenção de evitar a propagação do novo coronavírus.

#COVID19NasFavelas: Turismo é cancelado em comunidades da Zona Sul

Há dois dias, a associação de moradores da Rocinha, zona sul do Rio, recomentou que turistas não visitem a comunidade com a intenção de evitar a propagação do novo coronavírus. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o presidente da região, Wallace Pereira, disse que está acompanhando as medidas preventivas adotadas pelo governo e apesar de não poder proibir, recomenda que visitas de turistas sejam evitadas. As agências Favela Tour, Favela Experience e Favela Walking Tour disseram não estar mais fazendo as visitas.

Outra endereço que desperta o interesse dos turistas é a comunidade Santa Marta, também na zona sul da cidade. Após uma decisão em conjunto entre os guias e o comércio local, a favela também deixa de receber turista no período de 15 dias, inicialmente. “Realmente a opção foi cancelar todos os encontros. Temos recebido informações de que a favela é propícia a contaminações. A gente não sabe como vai fazer para ganhar dinheiro, mas a saúde sempre fica em primeiro lugar. A comunidade aqui ajuda um ao outro, então de fome a gente não vai morrer.”

Leia abaixo nota oficial dos guias do Santa Marta

O coletivo de guias turísticos do Santa Marta vem por meio desta informar que suas atividades de guiamento na favela Santa Marta estão suspensas por conta da demanda do coronavírus.

Estamos suspendendo nossas atividades pelo período de 15 dias porque reconhecemos a importância de colaboramos pra conter a disseminação dessa doença. Então estamos parando nossos guiamentos e atividades turísticas a partir desse domingo, dia 15/03/2020.

É importante ressaltar que a demanda pelos tours não foi totalmente proibida em nossa cidade, então não temos nenhuma responsabilidade sobre guiamentos feitos por conta própria por moradores que estão aproveitando a oportunidade pra capitalizar e lucrar com esse momento delicado pelo qual todos passamos.

O coletivo visa preservar e contribuir para que o corona vírus não afete nossa comunidade e também ajudar e compartilhar os melhores procedimentos para que a população favelada fique segura e resguardada dos efeitos do corona vírus. Após esse período nos reuniremos para avaliar os caminhos a serem seguidos. Até lá seguiremos em atitude preventiva para que o vírus não se propague no Santa Marta.

Coletivo de Guias do Santa Marta:

• Allan Basílio (guia local)
• Andréia e Paulo ( Santa Marta souvenirs
• Barbosa MB ( Rio Favela)
• Elias Duarte (TouRio – Favela Santa Marta)
• Gilson (Favela Scene)
• Jean René Mandundu – M- Washiwa.( JR Tour).
• Jonatas Nogueira (guia local)
• Marco Antonio e Mario ( Favela Top Tour)
• Jose Carlos, Salete Martins e Veronica Moura ( Santa Tours)
• Sheila Souza e Roberta Souza (Brazilidade)
• Thiago Firmino (Favela Santa Marta Tour)

Deixe comentário