Saiba como usar o aplicativo Dados do Bem para realizar seu exame de Covid-19

Para fazer o teste, é preciso responder a um questionário no aplicativo Dados do Bem. Conheça o passo a passo

Saiba como usar o aplicativo Dados do Bem para realizar seu exame de Covid-19

Desde a última quarta-feira (9) moradores do Complexo do Alemão podem realizar o exame que detecta a Covid-19 de forma gratuita. Entretanto, para participar da ação, é necessário baixar o aplicativo Dados do Bem no celular e responder ao questionário de autoavaliação presente na plataforma. Muitos moradores estão tendo dificuldade com esse processo. Por essa razão, para facilitar e viabilizar o atendimento no momento do exame, acompanhe, com atenção o passo a passo seguir.

O primeiro a se fazer é baixar o aplicativo. Vá até a loja do seu celular e faça o download do app. Além de poder realizar esta etapa direto do seu dispositivo móvel, também é possível encontrar o link no site do Dados do Bem, como nas imagens.

Para baixar o app, basta clicar em um dos links
Para usar o QR Code basta aproximar a câmera do celular
Essa é a aparência do aplicativo na loja em celulares IOS
Para aparelhos androide, Essa é a aparência do aplicativo da sua loja de apps

Depois de ter acesso a loja de aplicativos, seja pelo link do site ou direto do celular, a tela a seguir irá aparecer. É preciso clicar em “instalar” e aguardar que o download seja concluído.

Após o fim da instalação, aperte em “abrir”.

Logo depois aparecerá um pequeno tutorial sobre o uso no aplicativo do Dados do Bem. É preciso deslizar a tela para a direita três vezes, depois clicar em “continuar”. Também é possível pular essa etapa.

Também nesta etapa inicial o aplicativo irá pedir acesso à sua localização. Basta clicar em “Permitir localização”. Talvez o celular abra uma janela para confirmar sua escolha.

Depois disso, é necessário concordar com os termos de uso do app, como na imagem a seguir.

A foto seguinte mostra a tela inicial do aplicativo. Para realizar o teste gratuitamente na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, é preciso fazer a autoavaliação no app. Para isso, basta apertar em “Autoavaliação”.

Quando o usuário iniciar essa etapa, irá aparecer uma tela que não necessita de preenchimento. Basta clicar em “Próximo”.

A etapa seguinte se refere a sintomas já sentidos pelo usuário. Para marcar os sintomas que você apresentou, é preciso deslizar o botão, deixando-o azul. Depois, só clicar em “Próximo”.

Caso o usuário tenha marcado que apresentou algum sintoma da Covid-19, a tela seguinte vai perguntar sobre quando os sintomas começaram. É preciso preencher a data e clicar em “Próximo”. Se o usuário responder, na tela anterior, que não teve nenhum sintoma da doença, ele será direcionado para outra página, pulando essa.

O próximo passo é responder sobre fatores de risco. O usuário precisa dizer se ele possui alguma das condições apresentadas. Para marcar alguma opção, basta rolar o botão para a direita, deixando-o azul.

A próxima etapa da autoavaliação consiste em dizer se há alguém em sua casa como teste confirmado de Covid-19 e informar quantas pessoas moram com você, apertando no botão de mais. Depois, é só clicar em “Próximo”.

O aplicativo também pede que o usuário informe se é profissional da saúde ou agente de segurança pública. Esses profissionais tem prioridade no teste. Para continuar, aperte em “Próximo”.

A seguir, é preciso informar se você já testou positivo para a Covid-19. Se o usuário responder que sim, o aplicativo pede que seja informado quando e qual exame foi realizado. Para quem responder que não, esta parte das datas não irá aparecer. Depois, basta clicar em “Próximo”.

Após, é necessário confirmar todos os dados informados. Leia com atenção suas respostas, veja se está tudo correto e clique em “Próximo”.

Por fim, é preciso confirmar alguns dados. São eles: data de nascimento, sexo e número de celular. Para finalizar, basta apertar em “Concluir”.

No final, vai aparecer o resultado da sua autoavaliação. Pronto! Você já pode ir até a Vila Olímpia e realizar seu teste para a Covid-19. Mesmo que a mensagem final diga que sua probabilidade de ter a doença é baixa, a realização do teste é permitida. Chegando ao local dos testes, basta abrir o aplicativo e informar ao atendente que sua autoavaliação já foi realizada.

Os moradores do Complexo do Alemão começaram a fazer testes gratuitos para saber se estão ou não com Covid-19 na última quarta-feira (9). A iniciativa é uma parceria do Voz das Comunidades com Dados do Bem e a Cruz Vermelha, que testará 5 mil moradores até o final do mês de setembro.

Os testes estão sendo realizados na Vila Olímpica Carlos Castilho das 9h às 18h. Para fazer o teste é preciso baixar no celular o aplicativo Dados do Bem e responder ao questionário, como mostrado no tutorial, para entrar na fila de agendamento. Apenas moradores que baixarem o aplicativo, responderem o questionário e tiverem o agendamento marcado podem fazer o teste.