Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

2022 inicia com aumento de casos de Covid-19 e busca por testes dispara no Alemão

Só nesta semana mais de mil moradores procuraram o polo de atendimento localizado na Vila Olímpica da comunidade
Foto: Selma Souza/ Voz das Comunidades
Foto: Selma Souza/ Voz das Comunidades

No dia 08 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o primeiro polo de atendimento a pacientes com síndrome gripal, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. A iniciativa teve como objetivo prestar assistência à população durante o surto de Influenza A (H3N2) que, há quase um mês, ocorre na cidade do Rio. Contudo, nestes primeiros dias de 2022, após as festas de fim de ano, o fluxo de pessoas tem aumentado consideravelmente.

Busca por testagem

Instalada na Vila Olímpica Jorginho da SOS, a unidade está recebendo uma grande quantidade de moradores do Alemão e adjacências que apesentam um quadro gripal. De acordo com informações, cerca de 50% dos que realizaram testes estão saindo do polo com resultado positivo. O surgimento da nova variante, Ômicron, é responsável pelo número dobrado de casos confirmados.

Cerca de 11 profissionais de saúde atuam no polo de atendimento.
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

Uma das preocupações dos profissionais de saúde do posto neste momento é com os moradores que chegam até o local sem os reais sintomas de Covid-19, o que acaba congestionando o atendimento dos demais. Muitos têm buscado em razão de terem tido contato com outras pessoas que testaram positivo para a doença.

No polo de atendimento existe uma triagem onde os pacientes recebem uma consulta inicial para checar a gravidade dos sintomas. Depois disso, se necessário, são encaminhados para realizar o teste rápido PCR, onde o resultado saí em até 15 minutos.

Aumento de casos

De acordo com o Painel da Covid-19 do Voz das Comunidades, não foi registrado nenhum caso ou morte de Covid-19, nas favelas do Rio entre os dias de 25 a 31 de dezembro de 2021.

Contudo, desde a última segunda-feira (03), mais de 1.000 moradores, de diversas localidades e idades, foram até o a unidade de saúde. Boa parte deles que foram atrás de atendimento estava vacinada contra a Covid-19. Com isso, apresentavam sintomas leves.

Morador do Morro da Baiana, Guilherme Silva, de 22 anos, foi uma das centenas de pessoas que buscaram atendimento nesta manhã de quinta-feira (06). Ele contou sobre seu quadro de saúde e da busca por atendimento. “Já tomei as duas doses da vacina e fico bem mais tranquilo, diferente da primeira vez que tive Covid-19. Pois, os sintomas desta vez estão mais fracos. Este polo é muito importante para dar suporte mais próximo pra gente né? Porque as vezes é bem difícil o atendimento nos hospitais e aqui tá tudo fluindo bem e mais rápido”, comentou o jovem.

Guilherme ressaltou a importância da vacinação na luta contra a Covid-19.
Foto: Selma Souza/ Voz das Comunidades

Aos que testam positivo para o vírus, a recomendação é de fazer isolamento social de do mínimo 7 dias, segundo o secretário de saúde do Rio, Daniel Saoranz. Os cuidados de prevenção contra a Influenza A têm medidas semelhantes com as da Covid-19. Entre essas, o distanciamento social, a utilização constante de máscaras e a higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão. Para se vacinar, basta os moradores procurarem as unidades de saúde da sua região.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]