A importância das Associações de moradores nas favelas

O objetivo principal de uma associação é reivindicar os direitos dos moradores, buscar serviços públicos e sugerir propostas junto a representantes dos poderes públicos municipais e estaduais.

A importância das Associações de moradores nas favelas

As associações de moradores foram criadas como forma de zelar pelo bem estar de uma localidade. Com uma organização bem estruturada, é possível dar assistência às famílias tendo contato direto com órgãos públicos e empresas.

O objetivo principal de uma associação é reivindicar os direitos dos moradores, buscar serviços públicos e sugerir propostas junto a representantes dos poderes públicos municipais e estaduais, como prefeitura, governo do estado, secretarias, vereadores, deputados. E, no cenário das favelas, as associações têm um papel mais importante ainda, porque é preciso lutar a favor do morador, buscar recursos e serviços básicos que estes moradores muitas vezes não têm acesso.

A moradora do Complexo do Alemão Vilma Ribeiro define bem a importância das associações de moradores: “é onde a gente resolve as questões da localidade, é o meio de comunicação entre nós moradores e os órgãos que deveriam estar nos atendendo. Quando o presidente exerce bem a sua função em prol da população, o serviço anda”.

Vilma Ribeiro

Renato dos Santos, presidente da Associação de Moradores da Alvorada, no Complexo do Alemão, descreve os desafios e a responsabilidades de liderar uma associação: “ao assumir essa posição é preciso saber que terá que resolver muitos problemas. Outra coisa, um presidente não é nada sem os moradores e além disso precisa gostar, ter amor no que faz. É uma luta pela dignidade da comunidade

Projeto social na Vila Vintém vende camisas e reverte valor em doação para famílias da comunidade

Renato dos Santos

A união de moradores e associações é importante para o bem estar de uma comunidade. Assim como é de enorme importância que cada vez mais as associações consigam trazer benefícios, assistência, e junto com os moradores construam um lugar melhor para o convívio de todos.