Ação Fala Preta promove evento social voltado para jovens negras

O evento acontece hoje (25), das 18h às 21h, e as atividades estão relacionadas à saúde, estética, e também empoderamento feminino

Brasília - Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver em Brasília, reúne mulheres de todos os estados e regiões do Brasil (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Foto: Reprodução

Segundo a linha de pensamento de Angela Davis, toda a estrutura da sociedade se movimenta quando uma mulher negra está em movimento. Com esta ideologia como norte, a ação Fala Preta — que surgiu no ciclo de 2020 dentro da Agência de Redes para Juventude — realiza, hoje, o primeiro encontro entre jovens afrodescendentes de 14 a 25 anos que moram nas periferias do Rio de Janeiro para debater temáticas essenciais para o empoderamento feminino. O encontro acontecerá através da plataforma online Zoom, das 18h às 21h. 

Em um formato prático que reúne as jovens em um momento de fala e escuta, a ação Fala Preta centraliza os debates da atividade nas temáticas de saúde, estética e assuntos que visam empoderar a fala e a presença delas. Além disso, a atividade social traz algumas personalidades negras para conduzir a discussão.

Evento promoverá debate entre jovens periféricas com temáticas de empoderamento feminino.
Foto: Reprodução.

Para Naiara Pinheiro, de 26 anos, psicóloga e uma das idealizadoras do Fala Preta, o local é um espaço onde a troca de experiências e de realidades são livres. Planejado em 2020 por ela e mais três colegas, esse será o evento que marca a estreia do projeto e a construção de um relacionamento mais próximo com as jovens. Naiara destaca que a ideia também incentivou o debate entre gerações. 

“A ideia era reunir adolescentes para debater sobre diversos assuntos, mas me surpreendi quando mulheres mais velhas mostraram interessa e vão estar conosco na ação. Desta forma, vamos ouvir e aprender com experiências reais, abrindo nosso leque de perspectivas”, explica.  

Para participar, a ação disponibilizou esta ficha de inscrição. O formulário também pode ser acessado no perfil oficial do evento no Instagram (@falapretarj). Caso a pessoa possua menos de 18 anos de idade, é necessário a autorização do responsável e também a assinatura dos direitos de imagem. Além destes destaques, o evento realizará um sorteio onde cinco jovens receberão um ensaio fotográfico.