Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Bienal do Livro 2023 reúne autores de favela para debater oralidade, literatura e representatividade

Autores de favela estarão presentes em mesas de discussão na Bienal do Livro 2023
Bienal do Livro
Imagem: Reprodução

Preparados para uma imersão literária sem igual? A Bienal do Livro 2023 está chegando e promete agitar o coração da cidade maravilhosa com um universo de histórias, conhecimento e encontros inspiradores entre autores e público. Marque na sua agenda: o evento ocorre entre os dias 1 e 10 de setembro no RioCentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro, reunindo amantes da leitura, autores renomados e perspectivas cativantes.

Leia também: Bienal do Livro 2023 começa neste final de semana com presenças ilustres de autores nacionais e internacionais

Nesse encontro com o público, autores diretamente das favelas do Rio de Janeiro e de outras regiões do Brasil estarão presentes e trarão à luz suas experiências únicas. No evento, eles compartilharão perspectivas genuínas, desafiando estereótipos e enriquecendo a literatura com suas vozes autênticas.

Confira programação dos autores de favela na Bienal do Livro 2023:

Geovani Martins e a Voz das Ruas
Data: 03/09 – Domingo
Horário: 12h
Local: CAFÉ LITERÁRIO (Pavilhão Verde)

Adentre o mundo literário de Geovani Martins, um autor diretamente das ruas do Vidigal, que já habitou a Rocinha e a Barreira do Vasco. Junte-se a ele, José Falero e Eliane Marques para uma conversa mediada por Stephanie Borges. Nesta envolvente discussão, mergulhe nas influências da oralidade em sua produção literária. Eles irão explorar como a linguagem literária foi refinada nos últimos anos ao capturar a essência da fala urbana.


Winnie Bueno e o Futuro Inspirado pela Leitura
Data: 07/09 – Quinta-feira
Horário: 18h
Local: CAFÉ LITERÁRIO (Pavilhão Verde)

Junte-se a Winnie Bueno, Bel Santos Mayer e Pedro Pacífico em uma reflexão sobre o Brasil do futuro, mais inclusivo e igualitário. Como ativistas, pensadoras e ávidos leitores, eles explorarão possibilidades de um Brasil que abrace o diálogo e a literatura como instrumentos de transformação. A mediação fica por conta de Daniele Alves.


Elayne Baeta e os Clichês que Encantam
Data: 07/09 – Quinta-feira
Horário: 17h
Local: PALAVRA-CHAVE (Pavilhão Azul)

Felipe Cabral media um encontro entre Elayne Baeta, Olivia Pilar, Cris Soares e Brenda Bernsau, que se reunirão para uma conversa sobre clichês narrativos, abordando suas formas modernas e o papel da representatividade nos romances contemporâneos. Imperdível para amantes da literatura YA e entusiastas das narrativas empolgantes!


A Bienal do Livro Rio 2023 é um espaço de celebração, aprendizado e conexão, onde cada página vira uma nova aventura e cada autor traz um universo distinto. Marque presença e mergulhe nesse oceano de possibilidades literárias. Seja parte desse encontro que une gerações, culturas e paixões em torno de um amor em comum: os livros.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]