Buscando o equilíbrio: Professor oferece aulas de yoga gratuita para moradores do Vidigal

Pouco vista nas comunidades do Rio, a prática do yoga traz diversos benefícios para a saúde, corpo e mente

Buscando o equilíbrio: Professor oferece aulas de yoga gratuita para moradores do Vidigal

Foto: Parceiros do Vidiga

No Morro do Vidigal, na Zona Sul da cidade, a chegada de um projeto de yoga vem auxiliando os moradores da comunidade na busca pela paz e equilíbrio. Comandado pelo professor “Xico”, o projeto vem há 2 meses fazendo diferença na vida das crianças, jovens e adultos da favela.

O yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas ou como uma forma de exercício. A prática asiática chegou no Vidigal graças ao professor Francisco Soares de Gusmão, mais conhecido como Xico, de 33 anos. O instrutor é morador da comunidade há 2 anos, mas já está fazendo muito pela favela como mostrou a página Parceiros do Vidiga. Após perder o emprego por conta da pandemia no ano passado, decidiu pegar seus conhecimentos e ofertar para a comunidade. “Gratificante trazer a filosofia oriental e a prática de exercício físico pras pessoas é minha missão de vida. Os alunos têm gostado muito das aulas, sinto que o yoga ajuda a trazer paz e uma vida melhor pros alunos”, comentou o Chico. 

Chico afirma como a filosofia de não-violência do yoga ajuda a alimentar uma realidade mais saudável e menos conturbada.
Foto: Dan Del Miro

A prática do yoga ainda é pouco conhecida nas favelas e, às vezes, causa um estranhamento por parte de muitos. Mas, ela traz muitos benefícios para o corpo e mente, sendo a força física, emocional, o peso e a flexibilidade, além de ajudar a reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e melhorar a concentração. “As pessoas acham que yoga é só contorcionismo e coisa de circo. Quando, na verdade, a parte física do yoga só existe para criar um corpo forte o suficiente para conseguir sentar e meditar por mais tempo possível tentando se conectar com Deus. Existe um certo preconceito da questão religiosa também, quando cantamos um mantra ou fala sobre Deus. Yoga não é uma religião e sim uma filosofia de vida onde todas as crenças e religiões são bem vindas”. Relatou o professor.

Chico ainda explica como o yoga traz muita consciência sobre como funciona o corpo que a alma habita. E isso melhora a relação com as pessoas, com o mundo, e como este exercício pode trazer muitos benefícios aos moradores de favela. “Acredito que, se queremos paz e saúde, temos que investir naquilo que traz paz e bem estar. A violência nunca resolveu nada em nossas vidas, pelo contrário. Então esse trabalho é muito importante para as favelas, visto que ainda existe muita violência sendo trazida de fora aqui pra dentro”. Chico espera que possa levar esta prática para outras comunidades do Rio.

A prática do yoga com crianças.
Foto: Parceiros do Vidiga

O projeto acontece na Associação de Moradores do Vidigal, todas às terças e quintas-feiras, às 15h, para a turma infantil. Às 16h, o Hatha Yoga para adultos. A inscrição é gratuita e feita diretamente na secretaria da Associação de Moradores do Vidigal. Para crianças e adolescentes, entre 4 e 13 anos, é totalmente gratuita. Os adultos podem fazer uma contribuição de ajuda de custos, mas é opcional. Para mais informações basta entrar em contato com o número (21) 98061-2900.