Campanha de vacinação antirrábica terá repescagem nos próximos dois sábados

A primeira repescagem (11) será realizada em bairros da Zona Oeste do Rio, como Cidade de Deus, Gardênia Azul e Rio das Pedras

Foto: Divulgação / Prefeitura do RioFoto: Divulgação / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio anunciou a continuidade da campanha de vacinação antirrábica, que terá mais dois dias de repescagem antes de fechar o ano de 2021. Neste sábado (11/12),  a cobertura vacinal contra a raiva em cães e gatos volta aos bairros de Campo Grande, Cidade de Deus, Gardênia Azul, Mendanha, Rio das Pedras, Santa Cruz, Sepetiba e Vargem Grande. Serão 10 postos de vacinação, funcionando das 9h até 16h.

Vale ressaltar que, aos moradores que não fazem parte destas regiões, e perderam a data da campanha, terão uma nova chance para imunizar o seu bichinho. A vacinação é fundamental para a saúde dos animais e também para o controle da raiva no município do Rio.

Sobre a Raiva

Normalmente, a raiva é transmitida por meio da mordida de um animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores. Esse vírus é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro e, por isso, ela é considerada uma doença grave, com um alto nível de letalidade.

Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade e adultos saudáveis. A vacinação antirrábica deve ser renovada anualmente.

No sábado seguinte (18/12), a repescagem chega a outras regiões do município, que serão divulgadas na próxima semana.

Iniciada em setembro, a campanha foi escalonada por bairros, divididos em cinco grupos, além da ilha de Paquetá. De acordo com a prefeitura, mais de 423 mil cães e gatos já foram imunizados em toda a cidade.