Casos com três ou mais mortes em operações aumentaram 83%

Segundo dados da plataforma Fogo Cruzado, o numero é 11% menor que o registrado no mesmo período de 2019

Casos com três ou mais mortes em operações aumentaram 83%

Segundo dados da plataforma Fogo Cruzado, no mês de outubro, casos com três ou mais mortes em operações aumentaram 83% no Grande Rio, sendo registrados 421 tiroteios/disparos de arma de fogo na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Contudo, o numero é 11% menor que o registrado no mesmo período de 2019 (475 tiros).

Houve um aumento de 83% no número de casos com três ou mais civis mortos em situações de operações no Grande Rio (como chacinas e operações policiais). Foram 11 casos em outubro deste ano, cinco a mais do que no mesmo período em 2019, com a presença de agentes de segurança em 10 destes casos. As mortes nestas circunstâncias também aumentaram: foram 49 mortes em outubro de 2020, sendo que no ano passado o número foi 18.

Foto: Renato Moura
Foto: Renato Moura / Voz das Comunidades

Também é importante registar que em outubro houve queda de 20% no número de tiroteios com a participação de agentes de segurança pública. Mesmo assim, 212 pessoas foram baleadas no Grande Rio em outubro, sendo 124 mortos e 88 feridos, tendo um aumento de 6% no mesmo período em 2019. Devido a isso, houve aumento de 32% no número de mortos, e queda de 17% na quantidade de feridos. 

Terceiro maior caso de mortos

Segundo a Plataforma Fogo Cruzado, a operação integrada entre Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal em Itaguaí, na Baixada Fluminense, que terminou com 12 mortos, no dia 15, foi o terceiro maior caso com três ou mais vítimas registrado pelo Fogo Cruzado desde sua criação, em 2016. No dia 15 de maio, uma operação policial no Complexo do Alemão, na zona Norte do Rio, terminou com 13 mortos. No ano anterior, em 8 de fevereiro, um intenso tiroteio durante operação policial deixou 13 mortos no Fallet-Fogueteiro, em Santa Teresa, no Centro do Rio.

Acesse a plataforma on-line do Fogo Cruzado e confira os dados na íntegra clicando aqui