Cinema Nosso lança curso online de Comunicação e Cultura Digital para jovens periféricos

Com inscrições abertas até o dia 5 de outubro, a iniciativa LAB CN busca amenizar os impactos sociais e digitais causados pela pandemia de Covid-19
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Cinema Nosso lançou recentemente o LAB CN: curso de formação online e gratuita em comunicação e cultura digital. A iniciativa é voltada para jovens de periferias e comunidades, de 18 a 29 anos, de todo o Brasil. O intuito é tentar de alguma forma reduzir os índices de desemprego entre a juventude atual causado pela pandemia. O curso conta com patrocínio da modalmais através da Lei de Incentivo à Cultura – ISS.

Desde o primeiro semestre de 2020, aconteceu um aumento no índice de desemprego entre jovens, segundo a pesquisa “Juventudes e a pandemia do Covid-19” realizada pelo CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude) em parceria com outras instituições, na qual foram 34 mil entrevistados entre 15 e 29 anos. Os dados mostram que a cada dez jovens, quatro dizem estar nessa situação devido à pandemia. Ao mesmo tempo, notou-se que 55% procuram maneiras de completar a renda familiar, com 44% fora do mercado de trabalho exercendo alguma atividade remunerada informal através de bicos ou atividades sem carteira assinada.

“O LAB CN faz um importante trabalho de ensino quando o assunto é cultura digital e suas múltiplas possibilidades de atuações. Tem tudo a ver com a nossa história e, principalmente, nossa visão de futuro” conta, Lidia Mathias, Head de Comunicação da modalmais.

As inscrições estão abertas, vão até o dia 05 de outubro e podem ser feitas por meio DESTE LINK ou através do link na bio do Instagram: @cinema_nosso.

Como funciona o curso

O curso tem duração de 200 horas no total. Os inscritos poderão escolher entre três cursos online: Programação, Marketing Digital e Audiovisual para as Redes Sociais. Os conteúdos se baseiam em um aprendizado de laboratório voltado para teoria e prática da comunicação e cultura digital, além da construção de um projeto de vida focado em carreira e educação financeira.

“O objetivo é formar e conectar multiplicadores em ações relacionadas à cultura digital, audiovisual e produção de mídia. Nossa proposta é instrumentalizar, através de conhecimentos do mundo digital e tecnológico, as juventudes que lideram ou querem liderar projetos culturais, potencializando a área artística e cultural brasileira”, explica Gabriela Gonçalves, coordenadora de projetos de juventude do Cinema Nosso.

A instituição é reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos.
Foto: Reprodução

Sobre o Cinema Nosso

Fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual, o Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro, que trabalha há  mais de 20 anos com Juventudes, Educação e Audiovisual.

A iniciativa visa também combater o déficit da educação na pandemia e dificuldades dos jovens à adaptação do ensino digital, onde muitos consideravam largar os estudos e, consequentemente, não sabem como se inserir no mercado de trabalho. 

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]