Começou a primeira fase de vacinação contra a Covid-19 na cidade do Rio

Feita por etapas, os primeiros vacinados serão os trabalhadores da área da saúde que atendem diretamente aos pacientes com Covid-19

Começou a primeira fase de vacinação contra a Covid-19 na cidade do Rio

Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Após muita expectativa, a vacinação contra a Covid-19 começou. E, neste momento, é necessário estar atento às informações oficiais para evitar deslocamentos e riscos desnecessários. A vacina é o método científico mais eficaz contra o novo coronavírus. 

No final da tarde desta segunda-feira (18), a cidade do Rio efetuou as primeiras aplicações da vacina. Teresinha da Conceição, de 80 anos, e a técnica de enfermagem Dulcineia da Silva, 59, aos pés do Cristo Redentor, foram as primeiras vacinadas da cidade. Assim, deram início a primeira etapa da vacinação, que ocorre entre os dias 19 a 23 de janeiro. Esta fase terá como meta imunizar grupos específicos da população.

Primeira fase 

Nesta etapa inicial, a cidade do Rio de Janeiro vai receber 231 mil doses da vacina, sendo que 110 mil serão entregues numa primeira remessa. Em razão a esse número restrito inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde optou por priorizar os profissionais da linha de frente, que somam 102 mil pessoas

“O início da vacinação não é o fim da pandemia. O início da vacinação é literalmente uma luz no fim do túnel”, falou o prefeito Eduardo Paes (DEM)
Divulgação/Prefeitura do Rio

Além desses, idosos acima de 60 anos, moradores de instituições de longa permanência, pessoas com deficiência a partir de 18 anos, residentes em casas inclusivas, e população indígena e quilombolas completam esse grupo.

Nesta quarta-feira (20), feriado do padroeiro da cidade, São Sebastião, as equipes das unidades de Atenção Primária, entre elas clínicas da família e centros municipais de saúde, estarão trabalhando para levar a vacina às instituições de longa permanência cadastradas.

As clínicas da família serão pontos locais de vacinação

As demais fases da vacinação contra a Covid-19, voltadas a outros grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, serão realizadas conforme novas remessas de vacina forem recebidas na cidade.

Embora a vacinação tenha começado, a importância da continuidade do uso de máscaras, álcool em gel, além de evitar aglomerações, permanece como orientação das autoridades competentes de saúde.