COmVIDa Manguinhos: projeto da Fiocruz realiza testes de Covid-19

A ação faz parte de uma pesquisa que visa entender a situação da pandemia na comunidade

COmVIDa Manguinhos: projeto da Fiocruz realiza testes de Covid-19

Foto: William Neves / Voz das Comunidades

A Fiocruz, em parceria com a FGV, através do projeto COmVIDa Manguinhos, está realizando testes de Covid-19 nas residências dos moradores do Complexo de Manguinhos, Zona Norte do Rio. A ação faz parte de uma pesquisa que visa entender a situação da pandemia na comunidade.

Moradores do Complexo de Manguinhos que apresentarem algum sintoma de Covid-19 podem entrar em contato através do número (21) 97118-0547 e agendar o teste. Todos os membros da casa são testados, respondem um questionário, fazem a coleta de sangue e, em alguns casos, coleta de secreção nasal e saliva. O resultado é informado através do telefone.

Para acompanhamento do caso, são realizadas três visitas à casa do participante no intervalo de 15 dias. Todo o procedimento é feito por profissionais capacitados que seguem os cuidados necessários usando máscaras especiais, óculos e roupas apropriadas.

“A consequência desse nosso trabalho na vida real das pessoas no dia a dia é uma coisa que compensa demais na informação, com dados fatídicos sobre o vírus. Uma coisa que é muito importante e acaba quebrando essa barreira de fake news que acontece com os moradores de Manguinhos. Querendo ou não, a gente tem que se cuidar. Nessa região a gente é nós por nós e está sendo muito gratificante poder fazer parte disso”, diz uma das integrantes da equipe, Juliana Quintella.

Confira a matéria completa a seguir: