Defesa Civil realizará Simulado de Alerta para Chuvas Fortes em comunidades da Zona Norte do Rio

O evento, que ocorrerá no domingo (04), é uma ação em comemoração ao Dia Municipal de Redução de Riscos de Desastres

Defesa Civil realizará Simulado de Alerta para Chuvas Fortes em comunidades da Zona Norte do Rio

Foto: Prefeitura do Rio

Acontecerá na manhã de domingo (04), o Simulado do Sistema de Alerta e Alarme para Chuvas Fortes, nas  comunidades da Zona Norte e Grande Tijuca. Será uma ação promovida pela Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Municipal de Redução de Riscos de Desastres.

O Dia Municipal para Redução de Desastres foi criado em 2011, por meio do decreto nº 34.052. Um dos objetivos de celebrar a data, no primeiro domingo de julho de cada ano, é conscientizar a população carioca, principalmente das favelas que vivem em áreas de risco geológico, a ter um comportamento preventivo para evitar graves consequências quando ocorrer um desastre ambiental. A Defesa Civil do Município usa um sistema de alarme sonoro, composto por 83 pluviômetros e 165 estações de sirenes, que foi instalado pela Prefeitura em 103 comunidades do Rio.

As sirenes devem tocar por volta das 10h da manhã e vão ser acionadas nas comunidades Ouro Preto, Pretos Forros, Morro do Céu, Matriz, Queto, São João, Arrelia, Andaraí, Jamelão, Macacos e Parque Vila Isabel. Os moradores serão convidados a descerem para os pontos de apoio designados, num exercício que visa mantê-los preparados em caso real de chuva forte.

Até o dia 9 de julho, a Defesa Civil vai promover uma série de eventos para marcar o Dia Municipal para Redução de Desastres. São palestras e seminários com foco na conscientização da população para a importância do tema.