Disciplina através do esporte: projeto social ensina Jiu-Jitsu e valores no Morro dos Macacos

Incentivando o desenvolvimento pessoal por meio da luta, a iniciativa Brother ‘s Silva atende mais de 80 alunos na região

Disciplina através do esporte: projeto social ensina Jiu-Jitsu e valores no Morro dos Macacos

Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

Enquanto prepara o espaço para a prática dos movimentos intensos da arte marcial do Jiu-Jitsu, o professor Jorge Ricardo, de 28 anos e mais conhecido como “Dino”, explica aos seus alunos que a determinação e humildade são mais importantes do que a faixa presente na cintura (que serve para segurar o Kimono dos atletas e indicar a categoria de cada esportista).

Um dos idealizadores do projeto social Brother ‘s Silva, localizado na Rua Conselheiro Otaviano, 68, no Morro dos Macacos, no Centro Cultural Esportivo Social Dinny da Vila, Dino ensina para as crianças e jovens da comunidade que o compromisso e o empenho vêm antes de qualquer golpe dentro da modalidade esportiva.

“Eu costumo dizer para os meus alunos que a faixa que eles carregam na cintura serve para duas coisas: amarrar o Kimono e mostrar o tempo de experiência que eles têm no Jiu-Jitsu. Porém, é importante lembrar que a simplicidade e disciplina são essenciais no desenvolvimento do atleta, possibilitando a vitória de um lutador de categoria inferior caso o adversário não esteja determinado em dar o seu melhor ou demonstrando uma postura indesejável”, comenta.

Jorge Ricardo, mais conhecido como Dino, explica para os seus alunos que a humildade e determinação são mais importantes do que qualquer classificação dentro do Jiu-Jitsu.
Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

A disciplina é tão valorizada no espaço da iniciativa que, para os alunos participarem das aulas, oficinas e campeonatos, todos precisam comprovar o bom rendimento escolar. Pois uma das estratégias do projeto é auxiliar no progresso de formação dos moradores da comunidade.

No último mês, cumprindo todos esses requisitos, 10 atletas do projeto social participaram no Campeonato Sul Americano Open, na Arena da Juventude (Vila Militar/Rio de Janeiro). Na disputa, oito alunos retornaram com medalhas para a sede da iniciativa. Sendo elas, cinco de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Com aulas na segunda, quarta e sexta, na associação dos moradores do Morro dos Macacos, a partir das 15h30 para o público infantil, juvenil e adulto, a iniciativa Brother ‘s Silva também expande seus ensinamentos para a Vila Olímpica da Vila Isabel, nas terças e quintas, a partir das 14h.

A disciplina e humildade são presenças essenciais no desenvolvimento dos jovens.
Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

Sendo “cria” de projeto social, Dino explica que um dos seus objetivos é instalar unidades de treinos em diversas localidades, porque entende que o esporte também é um dos instrumento de transformação social.

“A disciplina é muito importante! Eu aprendi a lutar Jiu-Jitsu em um projeto social na comunidade também. Quero ensinar para os alunos que o Brother ‘s Silva não é um espaço meu, mas sim, deles. Hoje, eu sou o mestre, mas amanhã podem ser eles. Com uma nova geração de crianças e jovens”, aponta.

Com aulas gratuitas no Centro Cultural Esportivo Social Dinny da Vila, os alunos aprendem a valorizar a determinação nos estudos enquanto se dedicam ao esporte.
Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

Atuando como iniciativa social, o Brother’ s Silva conta com doações de moradores, parceiros e simpatizantes do Jiu-Jitsu. Para contribuir com o projeto, basta entrar em contato através das redes sociais.