Educação de Jovens e Adultos (EJA) abre pré-matrícula; saiba como se inscrever

Pré-matrícula é feita online e atende pessoas do 6° até o último ano do Ensino Médio.
Foto: Jacqueline Cardiano
Foto: Jacqueline Cardiano

Já estão abertas a pré-matrícula para as turmas de Educação de Jovens e Adultos. Existem vagas no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, e para a inscrição nessa modalidade, os candidatos devem ter no mínimo 15 anos. Já em relação a inscrição no Ensino Médio, as pessoas devem ter 18 anos ou mais. Aqueles que gostariam de terminar o Ensino Fundamental, precisam ter concluído o 5° ano e os os que querem fazer o ensino médio necessitam ter o 9º completo. 

O site para a pré-matrícula é o https://www.matriculafacil.rj.gov.br/. Os futuros estudantes que estejam ingressando na Seeduc devem acessar o site e clicar na opção ‘Faça Sua Inscrição’. E se já for aluno , com matrícula ativa, clica-se no campo Transferência de Aluno Seeduc.  Além disso, também é preciso preencher campos como nome, nome da mãe e data de nascimento e após, informar dados com endereço e documentação, por exemplo.

Painel do site onde os candidatos podem fazer a pré-matrícula.

No entanto, a inscrição no ‘Matrícula Fácil’ não garante vaga na escola inscrita. Por isso, o interessado tem que comparecer a escola que escolheu, com a documentação necessária em até dois dias úteis após o ato da pré-matricula. Caso perca a data de inscrição na escola, deve-se acessar novamente o site e clica na opção Altere sua Inscrição.

E quais os documentos necessários?

  • Certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou outro documento que a substitua e CPF se possuir Original (será devolvida no ato);
  • Histórico escolar ou declaração da última escolar em que estudou. Deverá ter no documento a série para o qual o aluno está indicado. Este documento ficará na escola.
  • Carteira de identidade e CPF do responsável legal, se o inscrito tiver menos de 18 anos.  
  • Laudo que comprove deficiência em caso de pessoas com deficiência. 
  • Comprovante de residência com  endereço que consta no ato da pré-matrícula. 

Outras dúvidas podem ser tiradas através do link https://www.matriculafacil.rj.gov.br/Duvidas/Index ou através telefone (21) 2380-9160. 

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]